Construção civil: número de empregos quase triplica no primeiro trimestre

Setor fechou março com 1,9 milhão de vagas formais, o maior patamar desde 1995, segundo o Sinduscon-SP

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A construção civil brasileira praticamente triplicou o número de postos de trabalhos no primeiro trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 113,8 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas no País de janeiro a março deste ano.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (21) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o setor fechou março empregando 1,948 milhão de pessoas, atingindo o maior patamar desde 1995, quando a metodologia do estudo foi alterada.

Resultados regionais

De acordo com os dados do sindicato, quase todas as regiões do País registraram elevação nos postos de trabalho nos três primeiros meses deste ano em relação a igual período do ano anterior. O destaque fica para o Centro-Oeste, que obteve alta de 665,9%, com a criação de 11.700 vagas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, o Norte foi a única região que apresentou queda no nível de emprego, com o corte de 47 vagas.

São Paulo

Considerando o nível de emprego na construção no Estado de São Paulo, a pesquisa aponta um incremento de 126,6% no primeiro trimestre, ou 37,3 mil vagas a mais.

Houve elevação no nível de emprego em todas as regiões do Estado, destacando-se Santos, com a geração de 1.217 mil postos de trabalhos, ante o corte de 66 vagas no ano passado.

Continua depois da publicidade

Vale destacar ainda Santo André, onde 2.531 pessoas foram contratadas entre janeiro e março, o que representa alta de 825,21% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Campinas, a abertura de 3.498 empregos causou um crescimento de 245,99%, na mesma base comparativa.

Na capital paulista, por sua vez, foram criadas 17.516 vagas, com a região apontando alta de 96% no indicador, acima da média nacional.