Como responder a pergunta favorita do Facebook em entrevistas de emprego

Não é de surpreender que muitas empresas estejam tomando emprestadas as práticas de entrevista da gigante de mídia social para encontrar ótimos funcionários

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das perguntas mais comuns feita pelos recrutadores do Facebook vazou e ficou famosa: “Quando chega em casa e pensa ter o melhor emprego do mundo no fim do expediente, o que você fez nesse dia?”. Como respondê-la da melhor maneira? 

A empresa de Mark Zuckerberg é uma das empregadoras mais procuradas atualmente. Isso se deve a fatores como alto engajamento, demanda e retenção dos funcionários. Mesmo com as ações do Facebook tendo passado por um mês muito turbulento, a empresa continua sendo uma das empregadoras mais populares do Vale do Silício.

Por isso, não é de surpreender que muitas empresas estejam tomando emprestadas as práticas de entrevista da gigante de mídia social para encontrar ótimos funcionários. “Saber como responder essa pergunta e suas variações deve ser uma tarefa dos profissionais que estão buscando emprego”, afirma consultora de carreira e autora de livros Suzy Welch ao CNBC.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ao contrário das perguntas da entrevista que se concentram em identificar suas técnicas, essa consulta tenta “descobrir o que você gosta de fazer”.

E Welch explica que deve responder de forma honesta esta pergunta. Segundo ela, a chave é mesclar suas habilidades e paixões, e tudo bem elas serem diferentes.  Ela diz que, ao fazer essa pergunta, “todo recrutador sabe que pode haver uma lacuna entre a paixão de uma pessoa e seu conjunto de habilidades”. Sempre tem algo que deixa você mais empolgado e algumas tarefas que às vezes você não gosta tanto, mas executa muito bem. 

Você nunca deve simplesmente dizer o que acha que um gerente de contratação gostaria de ouvir. Em vez disso, ela sugere ser transparente com seu entrevistador sobre as coisas que o empolgam, seja “analisar os números, conquistar um cliente difícil ou treinar um colega por meio de uma tarefa difícil”.

Continua depois da publicidade

“Ser honesto sobre o que você adora fazer não diminui as habilidades que você tem. Na verdade, ficar entusiasmado com o que você adora fazer pode torná-lo um candidato melhor, mais arredondado e mais real”, explica. 

A lógica dessa honestidade para esse é o tipo de pergunta pode ajudar você a refletir e entender uma série de outros questionamentos em entrevistas de emprego, mesmo se não forem no Facebook.  

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.