Com inflação baixa, renda da população deve crescer 2,9% este ano

Já a massa salarial deve ter um aumento de 3,8% este ano e de 4,4% em 2010, segundo a Tendências Consultoria

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Devido à baixa inflação, a renda da população brasileira deve crescer 2,9% tanto em 2009 quanto em 2010, de acordo com projeções da Tendências Consultoria Integrada.

De acordo com a consultoria, a retomada das contratações, depois de um período de dispensa de profissionais devido à crise, já foi acompanhada por uma expansão do nível de rendimento, que cresceu 0,5% entre junho e julho. Em relação a julho do ano passado, a alta é de 3,5%.

“Esse aumento da renda está associado tanto ao fortalecimento dos reajustes nominais quanto à melhora da inflação”, aponta a consultoria.

Massa salarial

Aprenda a investir na bolsa

Em relação à massa salarial, a consultoria espera crescimento de 3,8% neste ano e alta ainda mais intensificada em 2010, quando será de 4,4%.

A expectativa foi feita com base em dados que mostraram que a alta da recuperação e da renda fizeram a massa salarial, livre de influência sazonal, registrar aumento de 1,4%. O dado é bastante positivo, já que o salário é um importante condicionante para a demanda.

“Portanto, a expansão da massa, aliada à melhora das condições de crédito e ao aumento da confiança do consumidor, deve estimular a demanda interna e impulsionar a atividade, incluindo a produção industrial”, ressalta a Tendências.

As projeções indicam uma tendência mais positiva para o consumo nos próximos meses, que contribuirá para a recuperação da atividade econômica.