Exclusivo

CFA Society lança curso gratuito com estágio remunerado para universitárias no mercado financeiro

Apex Capital, Safra, Bradesco Asset Management, BTG, Citibank, Franklin Templeton, Itaú, J.P. Morgan, Pragma, Santander, Votorantim e XP são parceiras

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A CFA Society Brazil anunciou, com exclusividade ao InfoMoney, que vai lançar um curso gratuito exclusivo para mulheres universitárias interessadas no setor. 

“Estudos mostram que, quando há diversidade nas equipes, as empresas tendem a ter melhores resultados, pois visões diferentes e perfis complementares trazem maneiras inovadoras de encontrar soluções. Todo o setor só tem a ganhar com este tipo de iniciativa”, afirma Ruth Walter, CFA e membro do conselho da CFA Society Brazil.

O Young Women in Investment é uma iniciativa que tem como objetivo ampliar os espaços dedicados às mulheres nesse mercado oferecendo capacitação técnica para que elas estejam mais preparadas e confiantes. 

PUBLICIDADE

A iniciativa é pioneira no setor de finanças, já que além do curso oferece a possibilidade de um estágio. “É algo novo, mas estamos vendo que cada vez mais empresas estão criando programas focados na diversidade, promovendo treinamentos de liderança, coaching e eventos de networking, a fim de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança”.

Ruth explica que o foco nesse primeiro momento é ajudar a ampliar o número de mulheres no mercado financeiro que estão começando a carreira, mas não descarta outras iniciativas voltadas para profissionais mais experientes no futuro. 

Como funciona

O curso acontece entre os dias 1º e 31 de julho de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e tem 35 vagas abertas. Será necessária a aprovação no processo seletivo para entrar. As inscrições começam no dia 17 de fevereiro e vão até dia 6 de abril.

Para participar, as candidatas devem preencher alguns requisitos. É preciso estar cursando o último ou penúltimo ano do ensino superior nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Estatística, Física ou Matemática e possuir nível intermediário de conhecimento da língua inglesa, com capacidade de leitura e interpretação de textos. No curso também serão abordados tópicos com matérias de finanças, gestão e liderança. 

O processo seletivo para escolher as participantes do programa terá duas fases.

Na primeira, as candidatas farão o cadastro no site com informações acadêmicas e profissionais, além de realizarem alguns testes de conhecimento da língua inglesa, perfil, raciocínio lógico e fit cultural.

Na segunda fase, as selecionadas participarão de um jogo online e quem obtiver os melhores resultados será encaminhada para entrevistas.

Para garantir a transparência, as candidatas serão informadas sobre as datas e atividades a serem realizadas e terão feedbacks sobre suas performances ao longo do processo seletivo. Serão escolhidas 35 estudantes que participarão do curso em julho.

O curso acontecerá na sede da CFA Society Brazil, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 4300, São Paulo.

Leia também:
CFA: 900 horas de estudo e até US$ 4,5 mil; conheça o certificado mais cobiçado do mercado financeiro

Estágio remunerado

As estudantes terão a oportunidade de participar de um programa de estágio remunerado após cumprirem a carga horária mínima do treinamento. Segundo Ruth, todas as participantes serão encaminhadas para um estágio remunerado que durará entre quatro e seis meses em uma das instituições parceiras.

Ainda, elas terão mentoras que as apoiarão durante todo o período de estágio, a ser realizado na cidade de São Paulo.

As empresas parceiras que vão oferecer o estágio remunerado são Apex Capital, Banco Safra, Bradesco Asset Management, BTG Pactual, Citibank, Franklin Templeton, Itaú Unibanco, J.P. Morgan, Pragma, Santander, Votorantim e XP Inc. 

Ruth explica que para decidir para qual empresa cada estudante vai serão considerados alguns itens e a quantidade de estágios que cada parceiro oferecerá irá variar de uma a cinco vagas, dependendo principalmente do tamanho da instituição e áreas de atuação. 

PUBLICIDADE

“As vagas de estágio serão alocadas pela organização do programa levando em consideração as preferências das candidatas e a adequação dos perfis às instituições”.

Ela explica que existe a possibilidade de efetivação das estudantes pelas empresas parceiras. “Tudo vai depender do desempenho de cada uma e disponibilidade de vagas”, explica. 

A CFA Society Brazil faz parte de uma rede de 158 CFA Societies localizadas em mais de 70 países e que reúne profissionais detentores da certificação CFA – Chartered Financial Analyst.

No Brasil, 1.200 profissionais possuem o certificado e são membros e atuam em diferentes segmentos do mercado financeiro.

Invista seu dinheiro para impulsionar sua carreira. Abra uma conta na XP – é de graça.