Canadá tem 430 mil vagas de emprego – e quer imigrantes para ocupá-las

A taxa de desemprego do país está em 5,6%, menor nível desde 1976, as principais áreas afetadas são serviços, construção, agricultura e hidrocarbonetos

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – Dono de uma das 10 maiores economias do mundo, o Canadá enfrenta dificuldades com a falta de mão de obra qualificada. Em um ano, o número de vagas não preenchidas aumentou de 2,9% para 3,3%, segundo dados da Federação de Empresas Independentes do Canadá. São cerca de 430 mil vagas sem candidatos.

Um dos principais planos do governo canadense para lidar com a demanda é o incentivo à imigração. Em novembro de 2017, o primeiro ministro Justin Trudeau apresentou um projeto de três anos para aumentar o número de trabalhadores estrangeiros. Agora em 2019, a região deve contratar 330 mil pessoas qualificadas de outros lugares do mundo e, em 2020, 340 mil. Saiba como morar e trabalhar legalmente no país clicando aqui.

Conhecido por sua alta qualidade de vida, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país é o 12° maior do mundo (0,926), superando Estados Unidos e Japão. Enquanto os outros países lutam para criar postos e diminuir a taxa de desemprego, o Canadá não consegue lidar com a demanda por mão de obra em certos setores de sua economia, principalmente serviços, construção, agricultura e hidrocarbonetos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A taxa de desemprego do país está em 5,6%, nível mais baixo desde 1976 (no Brasil, a taxa é de 13,1%). A região mais afetada é o estado de Quebec, 27,5% das vagas não preenchidas estão lá, uma das maiores dificuldades tem sido encontrar motoristas de caminhões de carga, operadores de instalações elétricas e diaristas para plantações.

De acordo com um relatório do Banco de Desenvolvimento de Negócios do Canadá, quatro em cada dez pequenas e médias empresas não conseguem contratar todos os trabalhadores que precisam.

O salário médio por hora das vagas disponíveis está em torno de C$ 21 (R$ 61), segundo dados oficiais. Em 2017, o país foi classificado pela ONU como o 7° lugar mais feliz do mundo para se morar.

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro e realize o sonho de morar fora: abra uma conta na XP – é de graça!