Câmara deve votar regras para reajuste das aposentadorias nesta semana

Medida que será discutida concede aos benefícios previdenciários o mesmo reajuste do salário mínimo

SÃO PAULO – Medida que concede aos benefícios previdenciários o mesmo reajuste do salário mínimo deve ser votada nesta semana pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 01/07 deve beneficiar, também, 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.

Reajuste unificado

Para o Governo, a medida pode comprometer as contas da Previdência dos próximos anos. Por conta disso, desde junho o Executivo tenta negociar uma proposta alternativa, mas até agora não houve acordo.

PUBLICIDADE

Porém, representantes dos aposentados e pensionistas alegam que os reajustes do salário mínimo somam, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silve, 90,21%, enquanto que os de aposentarias acima do piso subiram apenas 49,82% no mesmo período.

Com a emenda, os beneficiários esperam recuperar o poder de compra com o primeiro reajuste sendo concedido em 2010.

Reajuste

Em agosto deste ano, após muitas discussões, ficou definido o reajuste das aposentadorias acima do mínimo. Em 2010, o reajuste deve ficar em torno de 6% e o ganho real para estes benefícios poderá ser de 2,5%.

A nova fórmula levará em conta a inflação acumulada, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 50% do PIB do segundo ano anterior.

Assim, para o cálculo de 2010, o PIB que entrará na conta é o de 2008 e para o reajuste de 2011, o crescimento considerado será o de 2009.