Estudante: saiba como economizar com transporte

Universitário não deve ter vergonha de propor carona para companheiros, afinal todos gostam de economizar. Veja outras dicas para cortar gastos

Vida de estudante implica em transporte para realizar trabalhos fora da universidade, para ir e voltar da instituição todos os dias da semana e ir às festas e churrascos realizados quase todo o mês.

No entanto, estes gastos, que podem parecer pequenos de início, acabam por abocanhar grande parte de seu salário de estagiário ou da mesada que recebe de seus pais. Mas, fique calmo! Existem alternativas para que você não deixe de honrar seus compromissos e ainda economize com o transporte.

Peça carona

Ser “cara de pau” é relevante neste momento. Imagine que você deixará de economizar porque tem vergonha de propor carona ou então pedi-la para alguém que conhece pouco. Além da oportunidade para uma boa amizade, os gastos diminuem quando se dividem as despesas.

PUBLICIDADE

Pense em quais são os gastos com seu carro: gasolina e estacionamento. Para que eles não enterrem de vez seu orçamento, divida as idas e voltas da universidade com alguém que more perto da sua casa. Os carros podem ser revezados nos dias da semana, ou você simplesmente cobra um valor para levar e buscar os companheiros.

Em caso de viagens ou festas, pense ainda em pedágios, se forem longe de casa. Encarregue-se de levar as pessoas com você mediante pagamento, o que fará com que o passeio fique muito mais barato. Muitas vezes essa alternativa é melhor do que alugar um ônibus ou van, em que o motorista inclui uma margem de lucro.

Tire passe

Para quem ainda não tem um carro e necessita andar de transporte coletivo, o mais indicado é que tire passe de estudante. Eles descontam metade da passagem e não custam nada para serem emitidos.

Para quem gasta R$ 100 com transporte, por exemplo, a economia é de R$ 50. A medida é importante, ainda mais diante do cenário de aumento dos preços das passagens para ônibus e metrô.

Vá a pé ou de bicicleta

Para quem não está na melhor forma física, esta dica pode ser a mais relevante. Andar de bicicleta ou a pé é um ótimo exercício físico. Disso muitas pessoas já sabem, mas a maioria delas não coloca em prática.

É comum achar mais prático e rápido apenas entrar no carro, ligar e se dirigir ao destino. Entretanto, as vantagens de andar a pé ou de bicicleta são enormes, não somente para você, mas para o meio ambiente – já que não polui – e para o seu bolso.

A quantidade de gasolina gasta em trajetos pequenos quase não é percebida. No entanto, uma saída para a padaria do bairro, outra para comprar um presentinho na loja e uma para ir à casa de seu colega que mora perto gastam gasolina, e você deve ter consciência disso. Seu bolso agradece!