Bom para o bolso e a saúde: veja a importância do trabalho na terceira idade

Professor de universidade no Novo México afirmou que idoso trabalha para se sentir ativo, o que faz bem para a saúde

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Se, no passado, as pessoas chegavam à terceira idade e paravam de trabalhar, hoje, a realidade é diferente. Seja para se manterem ativos ou para conseguirem manter um padrão de vida, muitos idosos continuam a exercer uma atividade remunerada.

“Aqui no Brasil o idoso está mais absorvido no mercado de trabalho do que em outros países”, afirmou o cientista social e ex-coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas), José Carlos Libânio. De acordo com dados compilados por ele, 16% dos aposentados trabalham para ficar ativos, enquanto 8% exercem a atividade para manter um padrão de vida.

“Quando perguntamos o que eles querem fazer, eles citam mais o trabalho do que o lazer. O trabalho é mais importante porque está ligado a se sentir ativo”, explicou o cientista social.
Segundo ele, os homens têm maior dificuldade em adaptar-se à vida sem trabalho. Já as mulheres participam mais de atividades como ONGs, cursos e trabalhos temporários.

A importância da atividade

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o professor de Economia da Universidade do Estado do Novo México, Lowell Catlett, um problema que acontece em algumas sociedades é que a pessoa se aposenta e simplesmente pára de trabalhar, tornando-se um custo.

Já nas sociedades antigas, por sua vez, os idosos eram valorizados por sua sabedoria e trabalhavam até morrer. “É um risco achar que eles são improdutivos. Sabemos que se dermos uma oportunidade, eles o farão”, afirmou.

O professor ainda acrescentou dizendo que, quando o ser humano é ativo, ele se sente útil, o que melhora a saúde. Tudo isso significa que, ao trabalhar, o idoso se sente melhor.

Fonte de renda

Além de ser bom para que os idosos se sintam ativos, o trabalho ainda é uma fonte de renda para a terceira idade. Os dados divulgados por Libânio apontam que 39% da renda dos idosos vem do trabalho. Veja, na tabela abaixo, as fontes de renda dos idosos brasileiros:

FonteConcentração (%)
Previdência49%
Trabalho39%
Aluguéis de imóveis7%
Outras rendas
(inclusive financeiras)
6%