Cultura

Bill Gates divulga lista de livros para ler ainda este ano

No final do ano passado, fundador da Microsoft já tinha indicado uma lista de leitura aos seus fãs

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O empresário Bill Gates e muito mais que apenas o fundador da Microsoft, além dos projetos filantrópicos, o milionário também é aficionado por leitura. Tanto que divulga constantemente listas de livros que ele gostou e recomenda que os outros leiam.

A última vez que ele fez isso foi no final do ano passado através de uma animação no seu canal do YouTube. Agora, a pedido dos organizadores do TED, Gates preparou uma nova lista de leitura que não pode faltar em 2015.

Confira:

PUBLICIDADE

1- Business Adventures
John Brooks
Gates afirma que este livro foi recomendado pelo investidor Warren Buffett em 1991, e ainda é o melhor livro de negócios ele já leu. “Mesmo que Brooks tenha escrito há mais de quatro décadas, oferece insights contundentes sobre fundamentos atemporais do mundo dos negócios, como o desafio de construir uma grande organização, a contratação de pessoas com as habilidades certas e ouvir feedback dos clientes”.

2- The Bully Pulpit
Doris Kearns Goodwin
A historiadora analisa as presidências de Theodore Roosevelt e William Taft e o empresário indica este livro por causa da capacidade de liderança dos ex-presidentes norte-americanos. “Estou especialmente interessado na questão central que Goodwin levanta: como a mudança social acontece? Pode ser conduzida apenas por um líder inspirador ou outros fatores têm de estabelecer as bases primeiro?”

3- On Immunity
Eula Biss
Com o recente surto de sarampo nas manchetes americanas, a sugestão de Gates é oportuna e indicada, principalmente, para pais mais jovens, já que a autora usa ferramentas de análise literária, filosofia e ciência para examinar os rumores rápidos e imprecisos sobre vacinas infantis que se proliferaram entre os pais norte-americanos.

4- Making the Modern World
Vaclav Smil
Segundo o empresário, Smil é, provavelmente, seu autor vivo favorito, sendo que os trabalhos do historiador são uma leitura obrigatória, graças à clareza na visão do escritor. “Smil examina os materiais que usamos para atender às exigências da vida moderna, como cimento, ferro, alumínio, plástico e papel. O livro é cheio de estatísticas assustadoras”, escreve Gates.

5- How Asia Works
Joe Studwell
O empresário voltou a citar o livro “How Asia Works”, no qual o autor dá respostas convincentes para duas das maiores questões do desenvolvimento econômico: como países como Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China conseguem manter crescimento elevado e por que tão poucas nações conseguem seguir o mesmo caminho.

6- How to Lie With Statistics
Darrell Huff
O livro de 1954 coloca em debate o uso de dados, ensinando a adotá-los de forma perspicaz. Segundo Gates, o tema é mais relevante do que nunca. “Um capítulo mostra como recursos visuais podem ser usados ??para exagerar tendências e dar comparações distorcidas”.