AO VIVO Saiba quando entrar e sair das operações na Bolsa

Saiba quando entrar e sair das operações na Bolsa

Aposentados ativos poderão sacar FGTS mensalmente

Para isso, é necessário que o contrato de emprego tenha sido mantido. Força Sindical estima que 4,2 milhões de pessoas serão beneficiadas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Funcionários que permanecerem na empresa em que trabalham depois da aposentadoria poderão sacar mensalmente o dinheiro referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço depositado pelo empregador. A determinação consta na circular nº 404 da Caixa Econômica Federal, publicada na última sexta-feria (30) no Diário Oficial da União.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini, a medida beneficiará cerca de 4,2 milhões de pessoas.

“Depois que se aposentam, cerca de 6 milhões de trabalhadores continuam exercendo funções”, explicou, detalhando que cerca de 70% permanecem na companhia.

Beneficiários

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o sindicalista, até dezembro, eram 24,56 milhões de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outros 3,6 milhões aposentados pelas esferas estadual, federal e municipal. “Para ter direito ao benefício, bastará ter se aposentado – tanto pela esfera pública quanto pela privada”, afirmou.

O interessado deve procurar a agência da Caixa onde recebe o FGTS para ver se tem ou não direito ao benefício.

Novo contrato

De acordo com a Caixa Econômica Federal, caso a pessoa tenha feito um novo contrato após a aposentadoria, não poderá fazer o saque mensal. Nessa situação, assim como já ocorre, o dinheiro será restituído quando houver rescisão da prestação de serviços.

Na avaliação da instituição financeira, por meio de sua assessoria de imprensa, a possibilidade de retirar o dinheiro livremente pode ser considerado um aumento do rendimento. Vale lembrar que o depósito mensal do FGTS corresponde a 8% do salário.