Acordo entre Brasil e Japão deve beneficiar 300 mil brasileiros que vivem no país

Documento define regras para que imigrantes usem o tempo de serviço no exterior para o cálculo das aposentadorias

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 300 mil brasileiros que vivem no Japão, além da comunidade japonesa instalada no Brasil, deverão ser beneficiados com o ajuste do acordo previdenciário assinado entre os governos dos dois países.

Firmado na segunda-feira (27), o documento define as regras de operacionalização do acordo para que imigrantes usem o tempo de serviço no exterior para o cálculo das aposentadorias nos dois países. Para ter efetividade, o documento ainda depende da aprovação pelos parlamentos dos dois países.

Presente na cerimônia de assinatura, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, parabenizou os dois países pela rapidez com que concluíram as negociações.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Fizemos tudo em tempo recorde. É uma honra e uma alegria muito grande estarmos assinando este ajuste já que temos tantos brasileiros morando e trabalhando no Japão”, disse.

Parceria
O acordo entre o Brasil e o Japão foi firmado em julho deste ano. Acordos previdenciários semelhantes já foram firmados com dez países, entre eles, Argentina, Cabo Verde, Itália e Portugal.