Saúde

5 dicas para os profissionais se livrarem da fadiga em 2014

Fatores emocionais e causas externas atrapalham a qualidade de vida

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SÃO PAULO – Quem nunca sofreu de fadiga após trabalhar por horas para entregar um projeto? O cansaço excessivo tende a atrapalhar, principalmente, as relações de trabalho, além de influenciar negativamente a produtividade, a atividade intelectual e até as relações afetivas.

De acordo com o clínico e diretor-médico do Vita Check-up Center, Antonio Carlos Till, a fadiga é um conjunto de sintomas que atinge o corpo de várias maneiras. “Cansaço extremo decorrente da carga de trabalho excessiva atrapalha o desempenho intelectual, ocasionando diagnóstico como piora na produtividade do trabalho, redução da capacidade de memória, piora na qualidade do sono, dificuldade no foco, aumento da ocorrência de erros, com apatia e falta de disposição para ir ao trabalho.”

Além de fatores emocionais, como problemas com a família e dinheiro, causas externas, como trânsito, também atrapalham a qualidade de vida e geram a fadiga relacionada ao trabalho. “A pessoa já vai para o trabalho com a energia abaixo de 100%, o que reduz a sensação de motivação, de realização e de pro atividade”, explica o médico, que ainda afirma que este é um quadro muito comum entre os altos executivos.

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Para eliminar, ou pelo menos diminuir, esse problema para o ano de 2014, veja abaixo algumas dicas:

Fuja do estresse

Tente estabelecer regras básicas na rotina para não se estressar, como conciliar os horários no contrafluxo do trânsito, isso pode ajudar a reduzir o estresse do rush.

De olho no prato

Beba bastante líquido e estabeleça horários para a alimentação, evitando intervalos longos entre as refeições. Além disso, faça refeições leves para não atrapalhar a produtividade.

Exercite-se

Praticar exercícios ajuda a quebrar o estresse exagerado de longas horas de trabalho e minimizar o sedentarismo. “Para isso, além de estar em dia com o check-up periódico, é fundamental também eliminar maus hábitos como álcool, fumo, consumo exagerado de gorduras e açúcares e altas jornadas de trabalho e estudo”, afirma.

Trabalho zen

Procure manter o ambiente de trabalho agradável, deixando o computador na posição em que favoreça a postura correta, além de um ambiente na temperatura e condições de higiene adequadas com baixo nível de ruído. “Ambientes de trabalho muito barulhentos, desorganizados e com grande aglomerado de pessoas podem intensificar o quadro da fadiga. O local de trabalho deve ser preparado adequadamente para que o profissional tenha tranquilidade para raciocinar, criar e executar, o que eleva a produtividade”, explica Till. Essa dica também vale para o ambiente familiar.

 

Outras atividades

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Tente se desligar do trabalho nas horas livres e saia da rotina. Desenvolver atividades motivadoras fora do trabalho como cursos em áreas de interesse e dedicar-se a um hobby é uma dica de como esquecer o trabalho. Segundo o médico é crucial não abandonar o lazer, o convívio com a família, com os amigos e estar atento às questões internas para enfrentar adversidades do dia a dia.