2023 terá 7 feriados prolongados e só 1 cairá no meio da semana; veja datas e programe sua folga

Ano também terá só 1 data comemorativa no fim de semana (que já foi) e vai ser o oposto de 2022 (que teve só 1 feriado nacional prolongado)

Equipe InfoMoney

Publicidade

Depois de um 2022 marcado como o ano com só 1 feriado nacional prolongado, 2023 vai ser exatamente o oposto: 7 dos 9 feriados poderão ser prolongados e só 1 data comemorativa oficial vai cair em uma quarta-feira (e vai ser só no fim do ano).

O “ano da redenção” para quem adora emendar o feriado também tem só 1 data comemorativa no fim de semana (e ela já aconteceu ontem, no dia 1º de janeiro). No ano passado foram 3 (1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro).

O levantamento inclui apenas os feriados considerados oficiais pelo governo federal, segundo a portaria que estabelece as folgas dos servidores públicos. A portaria do Ministério da Economia, editada no fim do governo Jair Bolsonaro (PL), restringiu a antecipação ou adiamento dos pontos facultativos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A lista não inclui feriados estaduais e municipais, como o aniversário de São Paulo (25 de janeiro) nem datas como o Carnaval, Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra, que são pontos facultativos (veja mais abaixo).

Algumas cidades e estados adotam essas 3 datas como feriado, o que pode aumentar ainda mais as chances dos brasileiros descansarem e/ou viajarem neste ano. Já o governo federal considera 3 dias do Carnaval e o Corpus Christi como pontos facultativos.

Já a B3 (B3SA3) publicou o seu calendário de feriados de 2023 em novembro, para orientar investidores sobre o funcionamento da Bolsa nesses dias, e pelo segundo ano seguido haverá pregão de negociação e liquidação regular na bolsa nos feriados municipais de São Paulo, como o aniversário da cidade.

Continua depois da publicidade

Confira lista dos feriados de 2023:

Feriados nacionais

Na lista dos feriados nacionais, 4 caem em uma segunda ou sexta, permitindo a “emenda” com o fim de semana: Paixão de Cristo (7 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro).

Outros 3 vão cair em uma quinta-feira e podem possibilitar feriados prolongados: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), dependendo do seu local de trabalho.

Só um feriado nacional vai cair durante a semana: a Proclamação da República (15 de novembro), que será em uma quarta neste ano.

Continua depois da publicidade

• 1º de janeiro (domingo): Dia da Confraternização Universal
• 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
• 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
• 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
• 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
• 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
• 2 de novembro (quinta-feira): Finados
• 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
• 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Pontos facultativos

Entre os pontos facultativos, 3 dos 5 cairão no Carnaval: a segunda (20), a terça (21) e a Quarta-Feira de Cinzas (22). O Ministério da Economia determinou na portaria que, na quarta-feira, o ponto facultativo vai só até as 14h.

Há também o Corpus Christi (8 de junho), que cai sempre em uma quinta-feira, e o Dia do Servidor Público (28 de outubro), que neste ano ocorrerá em um sábado e será o único ponto facultativo a cair em um fim de semana.

Publicidade

• 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
• 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
• 22 de fevereiro (quarta-feira): Carnaval * ponto facultativo até as 14h
• 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
• 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público

Feriados prolongados

Serão 4 feriados em uma segunda ou sexta-feira, que possibilitam um fim de semana de 3 dias: Paixão de Cristo (7 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro).

Os 3 primeiros (Paixão de Cristo, Tiradentes e Dia do Trabalho) ocorrerão quase na sequência, em menos de 1 mês, e permitirão 3 finais de semana de 3 dias em 4 semanas consecutivas.

Continua depois da publicidade

Além disso, outros 3 feriados nacionais cairão em uma quinta-feira e abrirão a possibilidade de o trabalhador ter um fim de semana de 4 dias: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

Para isso, é necessário que o empregador dê folga aos trabalhadores na sexta-feira, possibilitando uma “emenda” do feriado. Todos eles acontecerão no 2º semestre, em meses consecutivos (setembro, outubro e novembro).

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra também pode permitir um fim de semana prolongado em alguns lugares, pois o 20 de novembro vai cair em uma segunda-feira em 2023. Mas essa definição depende da cidade ou do estado onde você mora.

Publicidade

• 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra

A data é feriado em todas as cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Ela também é feriado na cidade de São Paulo e em mais 106 municípios do estado, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A CUT diz também que o 20 de novembro não é feriado no Distrito Federal e em nenhuma cidade de 9 estados: Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.