Publicidade
Se alguém perguntar a um bocado de desenvolvedores de tecnologia ao que o lema “think different” remete, os nomes dos fundadores da Apple (AAPL34) provavelmente saltariam nas respostas. Mas se você fizesse essa mesma pergunta a Steve Wozniak, criador da companhia junto a Steve Jobs, a resposta poderia ser menos óbvia: o ativista indiano Mahatma Gandhi.
Wozniak e Jobs transformaram o “think different” (pensar diferente, em inglês) no lema da sua companha e em uma bem-sucedido slogan para a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo. Para Wozniak, no entanto, alguns podem não entender exatamente o que isso significa.
- Leia também: Trump diz que Índia ofereceu zerar tarifas sobre os EUA e critica Apple
- Leia também: Apple desenvolve tecnologia que permite controlar iPhone por meio de sinais cerebrais
- Leia também: Cade mantém exigência para Apple alterar regras de cobrança em apps
“Pensar diferente pode ser um pouco mal interpretado. Eu sempre conversava com Steve Jobs sobre pensar diferente. Eu era tímido, e não queria sair e fazer coisas que outras pessoas faziam, porque aí eu estaria competindo”, contou o fundador da Apple em um evento organizado pela empresa de tecnologia para validação de identidade Unico nesta terça-feira (20), em São Paulo. “Não queria fazer isso. Eu não queria ser responsabilizado. Então eu simplesmente saí e procurei outras coisas, coisas estranhas que ninguém estava fazendo.”
Para ele, a inovação não é nada mais que invenção — e os inventores são diferentes de engenheiros que passaram por boas escolas, foram treinados propriamente e são capazes até mesmo de fazer tarefas melhor que os outros: “ser um inventor é parte da personalidade, e personalidade é uma palavra psicológica”.
“Eu era mais um desses tipos, o inventor solitário sobre o qual você lê em livros ou vê em filmes, e eles têm uma ideia estranha, correm para um laboratório, tentam construir algo, testam, exibem, mesmo que não valha dinheiro ou algo assim, eles só querem continuar fazendo coisas que não existiam antes”, diz ele.
Wozniak se juntou a Steve Jobs em 1976 para construir um dos primeiros computadores pessoais do mundo, o Apple 1 – o primeiro a usar um teclado para digitação e ter uma tela de vídeo – , Woz, como costuma ser chamado, desenvolveu também Apple 2, um dos primeiros microcomputadores fabricados em larga escala.
Continua depois da publicidade
“Nós queríamos que as pessoas pensassem: ‘nossa, todas essas coisas incríveis que vieram de pessoas como Gandhi e outros, esse pensamento incrível que afeta nossas vidas’, queríamos que as pessoas achassem que computadores ou uma companhia como a Apple podem ser idealizados deste jeito”, conta.
Após deixar a Apple, em 1985 (apesar de continuar até hoje registrado como funcionário e receber um salário simbólico da empresa), Woz criou o primeiro controle remoto universal e seguiu carreira como professor de tecnologia para crianças. Em 2017, ele fundou a Woz U, uma plataforma educacional focada em engenharia de software e desenvolvimento tecnológico.