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Tesla corta quase toda equipe de rede de carregamento – e afeta outras montadoras

Além dos veículos Tesla, a rede Supercharger também atende carros da Rivian, Ford e GM nos EUA

Bloomberg

Estação Supercharger de veículos elétricos da Tesla em Madri, Espanha (Magda Gibelli/Bloomberg)

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A Tesla demitiu quase todos os funcionários da divisão do Supercharger, a ampla rede de estações públicas de carregamento de carros elétricos que praticamente todas as grandes montadoras estão usando nos EUA.

A decisão de cortar o grupo de quase 500 pessoas, incluindo sua diretora sênior, Rebecca Tinucci, foi tomada pelo CEO Elon Musk na semana passada, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto. As demissões se somam ao corte de mais de 10% dos funcionários da Tesla em meados de abril, disse a fonte.

A medida deve desacelerar o crescimento da rede, segundo uma pessoa familiarizada com a divisão, que pediu para não ser identificada. Já existem discussões sobre a recontratação de alguns dos demitidos para que eles operem a rede existente e possam expandi-la, mas a um ritmo muito mais lento, disse a fonte. Em uma postagem no X, Musk confirmou que o crescimento da rede será desacelerado.

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Os cortes deixaram os executivos de pelo menos outra montadora, a Rivian, confusos e preocupados, segundo outra pessoa familiarizada com as discussões internas da empresa. Rivian, Ford e General Motors estão entre as montadoras que adotam os conectores de carregamento da Tesla para seus carros movidos a bateria, dando a milhares de clientes acesso à rede de carregamento da empresa de Elon Musk.

Os veículos dessas montadoras foram inicialmente projetados para usar um padrão chamado de “Sistema de Carregamento Combinado” (CCS, na sigla em inglês). Existem menos carregadores CCS nos EUA do que os Superchargers Tesla, que usam o que a empresa de Musk chamou de “Padrão de Carregamento Norte-Americano” (NACS, na sigla em inglês). A infraestrutura da Tesla também é considerada mais rápida e confiável.

Com os cortes, Rivian, Ford e outras montadoras perderam seus principais pontos de contato na unidade de carregamento da Tesla, pouco antes do início da movimentada temporada de verão nos EUA. A executiva Rebecca Tinucci foi uma das principais executivas responsáveis pela construção e gestão de parcerias externas da rede Supercharger e era muito bem avaliada, disseram duas pessoas que trabalharam com ela dentro e fora da Tesla.

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A Bloomberg confirmou que Tinucci já não estava mais listada nos organogramas internos nesta terça (30). Ela era uma das executivas de mais alto escalão da Tesla, chegando a falar no Investor Day da empresa em março de 2023. Ela não respondeu aos pedidos de comentários.

Parte da equipe de manutenção do Supercharger que gerencia o acesso de terceiros à rede permanece intacta, segundo uma das fontes. A Tesla vem construindo adaptadores CCS para NACS em Buffalo, Nova York, e os envia para montadoras parceiras. As empresas que assinaram contratos com a Tesla usam esses adaptadores como uma solução de curto prazo. Os clientes que usam veículos elétricos da Ford podem utilizar a rede Supercharger com um adaptador, e a tecnologia será integrada nos veículos da marca a partir de 2025.

Rivian e Ford ainda vão enviar adaptadores para seus clientes, segundo comunicados das empresas. Na sexta, antes dos cortes na divisão Supercharger da Tesla, a Ford disse aos donos de seus carros elétricos que as entregas podem ser atrasadas em alguns casos devido a “restrições” com o fornecedor.

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O fácil acesso a carregadores rápidos é visto como fundamental para a adoção de veículos elétricos. A Tesla investiu bilhões de dólares no desenvolvimento de uma rede global de Superchargers, causando inveja a outras montadoras. Ela também é um componente crítico das vendas da Tesla. Quando divulgou seus resultados do 1º trimestre na semana passada, a montadora disse que a divisão estava crescendo.

“A partir do final de fevereiro, começamos a abrir nossa rede norte-americana de Superchargers para mais motoristas de veículos elétricos que não sejam da Tesla”, escreveu a montadora em sua apresentação aos acionistas.

A empresa liderada por Musk também assinou parcerias com outras montadoras, incluindo Stellantis, Volvo, Polestar, Kia, Honda, Mercedes-Benz e BMW. Não está claro quem supervisionará agora as parcerias da Tesla com essas empresas. GM, Volvo e Polestar deveriam liberar carregadores NACS para seus clientes em um futuro próximo, de acordo com o site da Tesla.

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A Tesla tinha 6.249 estações Supercharger e mais de 57 mil conectores no final do primeiro trimestre. Ela tem mais carregadores rápidos nos EUA do que todos os outros fornecedores juntos, de acordo com dados da BloombergNEF.

O site The Information noticiou pela primeira vez os cortes da equipe do Supercharger, citando um memorando de Elon Musk.

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