Conteúdo editorial apoiado por

Temu supera Amazon em acessos e se aproxima do Mercado Livre no Brasil

E-commerce chinês investiu forte em campanha para aquisição de usuários, com frete grátis e cupons de desconto

IA InfoMoney Mitchel Diniz

App Temu superou Amazon em acessos pela primeira vez em um mês (Bloomberg)

Publicidade

Pela primeira vez desde sua chegada ao mercado, a plataforma chinesa Temu ultrapassou a gigante global Amazon em número total de acessos (considerando desktop e mobile), aponto estudo da Similarweb obtido pelo InfoMoney. O marco alcançado no último mês de abril mostra a plataforma em forte ascensão, aproximando-se do líder de mercado, o Mercado Livre.

O avanço da Temu não é casual. Desde o seu lançamento, a empresa tem investido forte em campanhas voltadas para a aquisição de novos usuários, oferecendo benefícios como frete grátis e cupons de desconto para atrair consumidores. Essa estratégia começou a mostrar resultados notáveis a partir de novembro de 2024, com uma forte aceleração no crescimento da sua base de usuários. Em abril de 2025, a Temu superou tanto o Mercado Livre quanto a Amazon no volume de novos usuários adquiridos.

A análise dos canais de marketing no período também revela que o crescimento da Temu foi impulsionado, principalmente, por duas fontes: tráfego direto e mídias sociais. Nesses dois canais específicos, a chinesa demonstrou liderança absoluta, o que dá força a campanhas digitais de atração e engajamento de público, avalia o Similarweb.

Continua depois da publicidade

O comportamento do consumidor também reflete a crescente relevância da Temu. Atualmente, mais de 11% dos usuários que acessam o Mercado Livre também visitam o e-commerce chinês, uma taxa que tem crescido expressivamente nos últimos meses, indicando um comportamento de múltiplos acessos entre as plataformas.

No ambiente dos aplicativos, o cenário varia conforme o sistema operacional. No Android, a Temu superou a Amazon em usuários ativos desde julho de 2024 e mantém uma trajetória de crescimento contínuo, enquanto a Amazon demonstra estabilidade. No entanto, no ecossistema iOS, a Amazon permanece como líder em usuários ativos, e a Temu apresenta uma tendência de queda neste sistema.

*com edição de Mitchel Diniz

IA InfoMoney

O conteúdo publicado pela IA InfoMoney é produzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial. Embora utilizemos tecnologia avançada para gerar informações e análises, todas as matérias são cuidadosamente revisadas pela nossa equipe de edição para garantir a precisão e a qualidade das informações apresentadas.