Publicidade
Há 30 anos, brasileiros conheciam o Plano Real e a nova realidade do fim da hiperinflação no País. O real, que seria instituído como a nova moeda, levou compras que de milhares de cruzeiros reais a custarem apenas alguns centavos.
“Com uma moeda de R$ 1, você compra três ovos, uma xícara grande de leite, uma duas xícaras de açúcar, mais duas xícaras de farinha de trigo, mais duas colheres de sopa de margarina e mais uma colher de sopa de fermento”, era o que alardeava uma propaganda do Ministério da Fazenda em comemoração aos dois primeiros meses da nova moeda em curso.
Para relembrar as três décadas do Plano Real, o InfoMoney faz uma série de reportagens, entrevistas, vídeos e artigos sobre a trajetória da moeda brasileira de sua criação aos dias de hoje.
Aproveite!
NFL no Brasil: ingressos extras

Jogo da NFL em SP: com cartão XP você concorre a 10 pares de ingressos
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Como parte desse especial, relembramos algumas das propagandas e reportagens em vídeo dos primeiros meses do Plano, desde a URV (Unidade Real de Valor) – o indexador que serviu como moeda “virtual” para a transição até o real – até as comemorações de sua instituição.
A adaptação à URV ou à conversão do Real era tema em reportagens, como a da TV Cultura anexada acima. No esforço de comunicar o plano, o Governo também alertava sobre como funcionaria a URV, ajustada mensalmente pelo preço do Cruzeiro Real que, eventualmente, desapareceria. Veja, abaixo, no vídeo.
Continua depois da publicidade
* Esta publicação faz parte da série 30 anos do Plano Real: Passado, presente e futuro da moeda que mudou o país, especial do InfoMoney com reportagens, entrevistas, vídeos e artigos sobre a trajetória da moeda brasileira de sua criação aos dias de hoje.