Publicidade
“Os sonhos de quem nasce e cresce em uma cidade com 47 mil habitantes podem ser meio limitados”. A frase é de Mariana Saad de Carvalho, ou apenas Mari Saad, a maquiadora, blogueira, influenciadora de beleza e agora empreendedora que, apesar de carregar tantos títulos, não gosta de se rotular.
Com uma carreira que começou como hobby – fazendo a maquiagem das amigas para as festas de sábado à noite – Saad acumula mais de 80 vezes o número de habitantes de sua terra natal apenas na sua conta do Instagram. São mais de 4,1 milhões de seguidores que acompanham as dicas, sugestões e, a partir de outubro, o lançamento dos produtos da Mascavo, sua marca própria.
Leia também: Farm: a gigante de moda que começou com R$ 1.200
GRATUITO
CURSO DE DIVIDENDOS
Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas
No fim de agosto, Saad participou da Expert XP no painel “Mulheres Empreendedoras: O protagonismo feminino no mercado de beleza e nos negócios”, que contou também com a participação de Patricia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic, hoje parte da Hypera Pharma (HYPE3). Antes do painel, ela deu uma entrevista ao podcast Do Zero ao Topo e contou sobre a sua carreira e os planos para o futuro. Leia um trecho da entrevista abaixo e acesse o canal de WhatsApp do Do Zero ao Topo para ver uma mensagem exclusiva de Saad.
Do Zero ao Topo: Quando optou por uma carreira diferente, você recebeu apoio da sua família, mas recebeu um prazo. Seu pai deu ‘um ano’ para você fazer dinheiro com isso. Como foi essa aposta?
Mariana Saad: Meu pai falou: “você tem um ano para ganhar dinheiro com essa coisa de blogueira”, porque até então, eu tinha mudado para São Paulo, e a vida estava correndo, minhas amigas prestando faculdade para profissões mais tradicionais, onde teoricamente, as coisas já eram mais certas. Então, ele falou ou você faz e faz para arrasar ou você vai voltar a estudar se nada der certo em um ano – porque também como é que você vai fazer se as coisas não acontecerem você vai olhar pro lado vai se sentir frustrada, com suas amigas caminhando e você lá parada. Então, acho que foi um acelerador para mim.
Continua depois da publicidade
DZAT: Que estratégias você usou para crescer e transformar esse hobby em um negócio de verdade?
MS: Eu fui, ao longo do tempo e, dentro da internet, sempre coletando muitas informações. Eu levava esse meu hobby muito a sério e já identificava que o poder estava em ser um “hub” de informações. Eu tratava como trabalho, com rotina, responsabilidade e consistência. Quando se cria consistência em cima das coisas, você consegue dar um tom mais profissional. E, de lá para cá, a complexidade das coisas foram aumentando. Saí desse lugar de hobby porque eu já sabia que poderia virar uma profissão lá na frente.
Aos 16 anos, eu já tinha uma carreira de maquiadora e lidando com autoestima e, ao mesmo tempo, também negociando com cliente já porque eu tava crescendo no digital no paralelo da minha da minha carreira como maquiadora. E acho que esse primeiro contato com o dinheiro me trouxe um bom senso de conseguir administrar melhor o meu tempo. Comecei com licenciamentos, depois parti para linha Mari Saad [em parceria com a Océane] e, agora, com a Mascavo [sua marca própria].
Continua depois da publicidade
DZAT: Apesar de ser muito jovem, você tem uma longa trajetória no mercado da beleza. Qual foi o momento de virada para você?
MS: Existiram dois momentos. Primeiro, o momento de iniciar no mercado e licenciar produtos me deu uma liberdade criativa muito legal porque eu de fato tava bebendo muito da fonte do meu repertório, fazendo parte dos processos criativos e encarando de verdade as decisões de produto mesmo não sendo química. Com isso, eu parei de viver um pouco de briefing que era uma coisa que me incomodava muito. Eu tenho certas conexões até hoje com clientes e acho que é por isso que os contratos perduram: eu visto a camisa de verdade das marcas que eu escolho fazer. Mas, no início, isso ainda não era profissão – e foi nos últimos anos que isso mudou, porque existia um certo preconceito, uma banalização e o mundo da moda e da beleza sempre foram ligados à futilidade.
Então, esse momento de sair do lugar de prestação de serviço e gastar mais a minha energia e conversão no que eu mesma estava produzindo, foi uma virada de chave. Cheguei a ter mais 120 skus produzidos.
Continua depois da publicidade
E, agora, eu tive um rompante e me veio uma luz, uma vontade de trazer as minhas crenças, de construir essa história mais amarrada e surge a Mascavo, que me deu esse essa liberdade e senso criativo, me colocou à prova de tantas coisas.
A história de Mariana Saad é o tema do episódio da última sexta-feira (13) do Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.
Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
Continua depois da publicidade
O programa já recebeu nomes como Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.