Lisandro Lopez, da XP: O agro tem muito a dizer à Faria Lima e ao mundo

GAFFFF ganha tração e vira aposta de crescimento da XP no agronegócio, afirma CMO da companhia ao InfoMoney

Anna França Janize Colaço

Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.
Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.

Publicidade

O Allianz Parque, conhecido por receber grandes shows e jogos de futebol em São Paulo, voltou a se transformar em palco do agronegócio. Nesta segunda edição, o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), realizado pela XP em parceria com a Datagro e a Corteva Agriscience, registrou um salto de 75% no público, alcançando 35 mil participantes, ante os 20 mil da estreia em 2024.

Leia também: XP está otimista para distribuições e captações de Fiagros após anos difíceis

Ao InfoMoney, Lisandro Lopez, o CMO da XP, destacou que o setor representa uma frente estratégica tanto para o país quanto para a instituição financeira.

Aproveite!

NFL no Brasil: ingressos extras

Jogo da NFL em SP: com cartão XP você concorre a 10 pares de ingressos

“O agro é o Brasil que deu certo. Exporta produtividade, tecnologia e, cada vez mais, inovação”

— Lisandro Lopez, CMO da XP

Segundo Lopez, abraçar o GAFFFF foi uma “escolha natural” e uma aposta que já rende frutos. “Foi como reviver o que fizemos com a Expert XP há 15 anos, só que agora com o agro”, compara, citando o evento de investimentos da XP que se tornou referência global.

Leia também: COP 30 é crítica para o futuro do planeta, diz ‘mãe’ do desenvolvimento sustentável

Na visão do executivo, o GAFFFF materializa o desejo da Faria Lima de se aproximar do campo. Lopez diz que o caminho escolhido para isso foi o oposto. “A gente trouxe o campo para São Paulo”, explica, destacando a escolha do Allianz Parque como símbolo da maior economia da América Latina. “O agro merece um lugar de destaque.”

Continua depois da publicidade

Planos de crescimento

Com a segunda edição do evento se encerrando nesta sexta-feira, Lopez revela que o planejamento da terceira edição, para 2026, já está no radar. O executivo não descarta a possibilidade de, futuramente, realizar versões internacionais do evento. “Por que não um GAFFFF Dubai ou até um GAFFFF Singapura?”, provoca. 

Leia também: Edição gênica é a tecnologia do século XXI, diz VP de assuntos públicos da Corteva

Lopez ainda reforçou que o engajamento interno dos colaboradores, junto à procura por ingressos e jantares corporativos, sinalizam que o GAFFFF deixou de ser apenas uma iniciativa de marketing, tornando uma peça-chave na estratégia comercial da XP.

Continua depois da publicidade

Segundo o CMO, a XP também tem marcado presença em outros eventos do setor, inclusive regionais. Ainda assim, o GAFFFF é o grande “guarda-chuva”, sendo o palco principal onde a empresa consegue materializar sua visão estratégica para o agro.

“O agro tem muito a dizer não só para a Faria Lima, mas para o Brasil e para o mundo”

— Lisandro Lopez, CMO da XP

Maior festival de cultura agro

O GAFFFF é o maior festival de cultura agro do mundo. Ponto de encontro para debate das tendências, inovações e desafios do agronegócio, conta com uma programação formada por 35 painéis e 100 palestrantes distribuídos em três palcos simultâneos.

Quase 200 empresas do setor estiveram presentes. Além do conteúdo das palestras, o evento contou com uma feira de negócios, degustação e aulas de gastronomia e shows musicais.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro