Huawei lança novo smartphone dobrável em disputa com Apple e Xiaomi

Os aparelhos da nova série Mate XT2, que se desdobram duas vezes para se transformarem em ‌uma tela do tamanho de um tablet

Publicidade

A Huawei lançou nesta ⁠segunda-feira sua nova série de smartphones dobráveis de ponta, ⁠em uma tentativa de defender sua liderança no mercado chinês de aparelhos premium ‌contra a Apple e a Xiaomi , ambas também apresentando novos produtos.

Os aparelhos da nova série Mate XT2, que se desdobram duas vezes para se transformarem em ‌uma tela do tamanho de um tablet, contam com o novo chip Kirin 9050 Pro da Huawei.

Mas eles não são baratos. Os preços começam em 19.999 iuanes (cerca de R$15,280), com a versão mais cara custando 24.999 iuanes (cerca de R$19.100). As vendas terão início em 12 de setembro.

“Definir os preços neste momento é um verdadeiro desafio, ⁠pois ‌os custos com memória aumentaram drasticamente. Adotamos muitas tecnologias novas, e a pressão ⁠sobre os custos tem sido enorme”, disse o diretor executivo da Huawei, Richard Yu, em uma coletiva de imprensa.

A Huawei afirmou que o design do novo chip permite oferecer mais poder de computação com menor consumo de energia. A arquitetura de design, chamada LogicFolding, faz parte do princípio da “Lei ​de Escala de Tau” que a Huawei revelou em maio para ajudar a empresa a superar as restrições dos EUA ao acesso a tecnologia avançada.

A ​Xiaomi lançará um smartphone dobrável concorrente ainda nesta segunda-feira, enquanto a Apple apresentará sua mais recente série de iPhones na quarta-feira, com grandes expectativas de que também revele um smartphone dobrável.

Continua depois da publicidade

A Huawei é atualmente a única grande marca a vender o chamado smartphone com três dobras. A gigante chinesa da tecnologia ‌está, no entanto, impedida de vender nos EUA, já ​que Washington considerou a empresa um risco à segurança nacional.

A sul-coreana Samsung Electronics , atualmente a maior vendedora mundial de smartphones dobráveis, lançou um modelo com três dobras em dezembro, mas, interrompeu as ⁠vendas após três meses. Em ​julho, ela ampliou sua ​linha de produtos dobráveis para incluir um smartphone do tamanho de um passaporte.

Os smartphones Mate XT2 da ⁠Huawei apresentam um mecanismo de dobragem redesenhado, ​maior resistência à água e um recurso de tela que impede que pessoas próximas vejam o que está sendo exibido. Eles também contam com câmeras aprimoradas e oferecem um desempenho ​geral 42% melhor do que a série anterior, de acordo com testes da empresa.

Continua depois da publicidade

As ações da Xiaomi fecharam o pregão com queda ​de 3,3%.

A Huawei lidera ⁠o mercado chinês de smartphones com uma participação de 22,6% no segundo trimestre, à frente dos 18,1% da ⁠Apple, de acordo com a consultoria IDC. A Xiaomi detém 12,4% do mercado.

A Huawei é ainda mais dominante no segmento de celulares dobráveis, respondendo por 68% das remessas na China no segundo trimestre, de acordo com a Smart Analytics Global, uma empresa de pesquisa sediada nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade