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Preparado para a versão chatbot do seu influenciador favorito no Instagram?

Ser influenciador pode dar muito trabalho. E o Instagram acredita que a inteligência artificial pode ajudar muito

The New York Times Sapna Maheshwari e Mike Isaac

Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, fala em Menlo Park, Califórnia, em setembro. 27 de outubro de 2023. O Instagram está testando o “Creator A.I.”, um programa que oferece aos seus principais influenciadores a capacidade de interagir com seus seguidores por meio de mensagens diretas usando um chatbot. (Loren Elliott/The New York Times)
Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, fala em Menlo Park, Califórnia, em setembro. 27 de outubro de 2023. O Instagram está testando o “Creator A.I.”, um programa que oferece aos seus principais influenciadores a capacidade de interagir com seus seguidores por meio de mensagens diretas usando um chatbot. (Loren Elliott/The New York Times)

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O Instagram está apresentando a influenciadores digitais populares um programa que utiliza inteligência artificial para interagir com os fãs, sendo este o exemplo mais recente de como a Meta, empresa-mãe do Instagram, está tentando expandir a tecnologia em
seus produtos.

De acordo com cinco fontes familiarizadas com os planos da empresa, o programa,
atualmente em fase inicial de testes e chamado de Creator AI, visa permitir que
influenciadores conversem com seus fãs por mensagens diretas na rede social
e, potencialmente, no futuro por meio de comentários no Instagram. O programa será essencialmente um chatbot que imita a “voz” do influenciador do Instagram para responder aos fãs, disseram as fontes.

A maioria das mensagens será enviada automaticamente e, pelo menos inicialmente, será revelado que foram geradas por IA, disseram duas fontes.

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As fontes dizem que o objetivo é proporcionar aos criadores que têm muitos seguidores a possibilidade de se conectar melhor com os fãs, ao mesmo tempo em que reduzem a quantidade de trabalho necessária para responder pessoalmente a muitas mensagens e comentários. As fontes falaram sob condição de anonimato porque foi solicitado que elas assinassem acordos de confidencialidade como parte do programa.

De acordo com três das pessoas envolvidas nas negociações, Eva Chen, diretora de parcerias de moda do Instagram, recentemente apresentou aos criadores o esforço, e a plataforma também tem informado as agências sobre o assunto. Não há informações definitivas sobre a liberação do programa para o público em geral.

Pessoas ou robôs?

Os criadores podem escolher quais dados a Meta utilizará para imitar sua fala, incluindo posts, mensagens diretas, comentários e áudio de Reels e Stories do Instagram, segundo duas das fontes. Uma fonte afirma ainda que os influenciadores também podem ditar respostas específicas a certas perguntas. Um porta-voz da Meta não quis comentar o assunto.

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A Meta está expandindo agressivamente o uso de inteligência artificial em suas operações, desde a otimização de seus sistemas de publicidade até o desenvolvimento de assistentes de IA para óculos inteligentes e outros projetos de hardware inovadores. Para Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a IA se tornará um “motor de oportunidades cada vez mais importante” para as pessoas, empresas e para a economia como um todo.

Zuckerberg também imagina um mundo em que as pessoas terão assistentes de IA onipresentes para ajudá-las a realizar tarefas diárias e outras formas de trabalho. A Meta está investindo bilhões de dólares em um redesenho abrangente de seus sistemas, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de tecnologias e fortalecer sua posição competitiva no mercado, onde enfrenta empresas como Google, Microsoft e OpenAI.

E a Meta tem investido milhões de dólares para atrair influenciadores para suas redes sociais, incluindo o Instagram e o Facebook, após anos de negligência nessa área. Zuckerberg afirma que deseja “construir a melhor plataforma para milhões de criadores obterem renda para viver”.

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Alguns influenciadores receberam recentemente convites para um evento que ocorrerá em maio em Nova York, quando a Meta planeja demonstrar alguns de seus novos e experimentais produtos de IA, de acordo com duas fontes que têm familiaridade com
os planos da empresa.

O programa Creator AI expande os esforços anteriores da Meta ao incorporar um
conjunto de avatares de IA elaborados usando imagens de celebridades como Kendall
Jenner e MrBeast. Nesse programa, a Meta criou personagens inteiramente novos
chamados “Billie” ou “Zach” no Instagram e no Facebook. Eles foram retratados com
os rostos das celebridades participantes e podem interagir com os fãs.

Alguns criadores estão hesitantes em relação à ideia de automatizar suas interações com seguidores, preocupados que isso possa fazer com que expressem palavras com as quais não concordam. Outros não acreditam que um chatbot possa replicar as interações que têm com os fãs. Muitos influenciadores obtiveram sucesso interagindo com pessoas que desejam conexões mais autênticas e diretas com as celebridades on-line que seguem.

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Ainda assim, há algum precedente para o programa. Vários criadores já contam com agências externas e ferramentas utilizadas para ajudar a responder às mensagens que recebem em suas contas do Instagram e do Facebook. Uma dessas empresas, a School of Bots, vende um programa de chatbot baseado em IA para influenciadores que desejam automatizar discussões com seus seguidores por mensagens diretas.

Por enquanto, não parece que o primeiro lote de avatares alimentados por IA da Meta tenha sido um grande sucesso. Embora Billie, a personagem inspirada em Jenner, tenha 193 mil seguidores no Instagram, os comentários postados em um vídeo recente da conta se mostravam um tanto confusos. “Isso é burrice”, dizia um, obtendo mais de 12,7 mil curtidas. “Eu me pergunto como Kyndall se sente com esse robô se passando por ela”, disse outro, digitando incorretamente o nome da estrela.

E ainda outro falou: “Por que alguém iria querer enviar uma mensagem de texto para um robô?”