Conteúdo editorial apoiado por

ChatGPT, da OpenAI, conseguirá falar com cinco vozes diferentes

Recurso estará disponível nas próximas semanas e deve permitir que áudios produzidos pelo chatbot sejam "lidos" em vozes diferentes.

Bloomberg

Publicidade

A startup de inteligência artificial OpenAI lançará um novo recurso para o aplicativo ChatGPT que permite ao chatbot responder perguntas e comandos com cinco possibilidades de voz própria.

Usuários poderão escolher a voz no aplicativo do chatbot em duas semanas, escolhendo uma das cinco opções de persona disponíveis, com nomes como “Juniper,” “Breeze” e “Ember”. O ChatGPT, então, produzirá um áudio do texto na voz escolhida — por exemplo, lendo uma história de ninar gerada por inteligência artifical em voz alta. O recurso estará disponível para assinantes do serviço ChatGPT Plus da OpenAI de US$ 20 (R$ 99,32) ou da opção para empresas.

A OpenAI lançou o ChatGPT em maio e já oferece uma opção de voz para texto que permite aos usuários falarem com o bot. Adicionar um recurso de resposta em áudio poderia criar uma sensação de que os usuários estão passando por uma conversa mais humana. A empresa espera que a nova solução estimule o uso do aplicativo para celular em movimento, colocando o ChatGPT mais próximo de assistentes pessoais como Google Assistant, a Siri, da Apple ou a Alexa, da Amazon.

Continua depois da publicidade

(Getty Images)

Os comandos podem incluir pedidos ao programa para falar sobre a história da Disneylândia à caminho do parque temático ou pedir por uma receita de drink enquanto procura por algo na cozinha. Em um teste, a ferramenta narrou uma história sobre uma estrela-do-mar e uma rutabaga (raiz similar a um nabo). O ChatGPT, no entanto, se recusará a cantar, por mais que o aplicativo possa criar letras de músicas.

A voz do ChatGPT soa similar à humana (embora ouvindo atentamente se revele um pouco robótica e monótona). A OpenAI diz ter trabalho com atores de voz para construir o modelo de texto para áudio do recurso.

A companhia também disse que nas próximas semanas usuários pagos e empresas poderão acessar um recurso do GPT-4 — um dos modelos de inteligência artificial que abastece o ChatGPT — para enviar uma imagem e uma pergunta relacionada a ela. Por exemplo, será possível subir uma imagem de óculos rosas e pedir ao chatbot sugestões de roupas que combinem com ele, ou enviar uma foto de um problema matemático e pedir para o chat solucioná-lo. A solução, anunciada pela OpenAI no lançamento do GPT-4, estará disponível no site e no aplicativo do ChatGPT.