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GM vai aposentar Chevrolet Malibu para fabricar mais carros elétricos

Toyota, Honda e a Hyundai ainda comercializam centenas de milhares de sedãs e compactos, mas muito menos que nas décadas anteriores

Neal E. Boudette The New York Times

Chevrolet Malibu. Crédito: Divulgação

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A General Motors anunciou que deixará de produzir o Chevrolet Malibu, o último sedã acessível em sua linha de modelos nos EUA. O Malibu é um modelo icônico que foi introduzido na década de 1960, quando a empresa era uma força dominante na economia dos EUA.

Os motoristas norte-americanos optam pelos SUVs e se afastam dos sedãs, compactos e hatchbacks há anos. Os dois rivais da GM em Detroit, a Stellantis e a Ford Motor Co., também reduziram muito sua lista de carros nos Estados Unidos.

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Montadoras estrangeiras como a Toyota, Honda e a Hyundai ainda comercializam centenas de milhares de sedãs e compactos todos os anos, mas muito menos do que nas décadas anteriores, quando o Toyota Camry e o Honda Accord estavam entre os veículos mais populares nas estradas dos EUA. Mês passado, a montadora japonesa Subaru anunciou que deixará de fabricar seu sedã Legacy no próximo ano.

A GM produz o Malibu em uma unidade em Fairfax, Kansas, e continuará a fabricar o carro até o final deste ano, quando planeja reequipar a fábrica para montar uma nova versão do Chevrolet Bolt, um carro elétrico, e o Cadillac XT4, um SUV de luxo.

Os consumidores migraram de carros menores para SUVs e picapes mais espaçosos para transportar crianças e equipamentos recreativos como bicicletas e caiaques. As montadoras ajudaram nessa tendência ao oferecer cada vez mais veículos maiores, que geram lucros maiores do que sedãs e compactos.

O Malibu foi lançado em 1964 para ser um sedã familiar de luxo. Quatro anos depois, a GM adicionou uma versão esportiva e de alto desempenho, o Malibu SS. A GM parou de fabricar o Malibu em 1983, quando foi forçada a reduzir seu tamanho devido à crescente concorrência estrangeira. Ela reintroduziu o modelo em 1997, mas ele quase sempre ficou atrás do Camry e do Accord em vendas.

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Desde sua introdução, a GM vendeu mais de 10 milhões de Malibus. Mas as vendas caíram nos últimos anos. Em 2023, a montadora comercializou 130 mil deles e as entregas caíram 47% nos últimos três meses do ano. Uma década antes, a fabricante normalmente vendia cerca de 200 mil unidades do Malibu por ano.

Em 2023, a GM anunciou que interromperia a produção do Chevrolet Camaro, um carro esportivo. Ela continua fabricando o Chevrolet Corvette. Sua marca Cadillac fabrica dois sedãs movidos a gasolina e ela tem planos de começar a vender um carro elétrico de última geração este ano. Atualmente, todos os outros modelos fabricados pela GM para o mercado dos EUA são picapes ou SUVs.

A Ford eliminou os sedãs de sua linha há vários anos. O Mustang é o único carro que ela fabrica para o mercado norte-americano. A Stellantis, proprietária da Chrysler, agora se concentra principalmente em picapes, SUVs e minivans, embora a empresa tenha anunciado que começará a fabricar uma versão elétrica do Dodge Challenger, seu carro de alto desempenho, em 2025.

Claro que o Malibu pode retornar algum dia, talvez na forma de veículo elétrico. As montadoras muitas vezes ressuscitam e reaproveitam nomes de modelos antigos, especialmente aqueles dos quais os compradores se lembram com carinho.

NYT: ©.2024 The New York Times Company