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O que os problemas da Tesla sinalizam para a revolução dos veículos elétricos

Resultados decepcionantes da fabricante indicam uma desaceleração na demanda e uma "forte redução do crescimento" que afeta mais que apenas a empresa de Elon Musk.

Andrew Ross Sorkin, Ravi Mattu, Bernhard Warner, Sarah Kessler, Michael J. de la Merced, Lauren Hirsch e Ephrat Livni The New York Times

Veículos passam pela fábrica de montagem da Tesla em Fremont, Califórnia, EUA, em maio de 2020 (Bloomberg)

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Os desafios enfrentados pela Tesla (TSLA) estão levando a uma reavaliação do cenário de veículos elétricos.

Há várias semanas, Wall Street tem soado o alarme de que a transição para os veículos elétricos pode estar estagnada, apesar dos bilhões de dólares em subsídios governamentais e dos enormes investimentos feitos pelos gigantes do setor automotivo.

Os mais recentes números de vendas da Tesla sugerem que a retração pode ser pior do que se pensava e ultrapassar a capacidade de correção de uma única empresa. Os resultados da Tesla ficaram aquém das previsões.

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As ações da montadora chegaram a cair quase 5% após a empresa ter reportado encomendas de novas unidades de 387 mil – a estimativa da Evercore ISI era de 443 mil – em seu primeiro declínio trimestral anual desde 2020. Foi a primeira queda trimestral anualizada desde 2020.

Isso contribuiu para uma retração de mais de 30% nas ações da Tesla, um dos piores desempenhos no S&P 500 este ano.

A Tesla já havia alertado sobre seu crescimento este ano. A empresa enfrentou contratempos, incluindo um suposto ataque criminoso à sua megafábrica alemã e
atrasos de embarque relacionados à turbulência no Mar Vermelho. Enquanto isso, as altas taxas de juros e o crescimento dos veículos elétricos chineses, mais baratos, estão minando a demanda global e impactando a participação de mercado anteriormente dominante da Tesla.

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Alguns críticos de Elon Musk, dentre os quais Ross Gerber, um investidor da Tesla que não poupa críticas à empresa, culpam o CEO, afirmando que seu comportamento tóxico teve forte impacto na marca (Musk falou pouco sobre os resultados da companhia, exceto por chamar Gerber de idiota e dizer que “foi um trimestre difícil” para todas as montadoras de veículos elétricos).

Musk não está errado nesse sentido. Recentemente, a chinesa BYD, que destronou brevemente a Tesla da posição de maior fabricante de veículos elétricos do mundo, anunciou vendas de cerca de 300 mil no último trimestre, um ganho de 13% em relação ao mesmo período anterior, mas uma queda trimestral.

A montadora apoiada por Warren Buffett aumentou sua participação nos mercados europeu e asiático ao atrair compradores mais sensíveis aos custos, embora não comercialize carros nos EUA devido aos impostos.

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A Kia, Toyota e a Volkswagen anunciaram um crescimento de vendas melhor, embora todos derivados de bases menores que as da Tesla ou da BYD.