Publicidade
O “duplo Harvard” Adam Presser assume o comando da nova joint venture da TikTok nos Estados Unidos com a missão de transformar um momento de redefinição regulatória para a empresa chinesa em uma história de sucesso duradoura.
Presser foi chefe de gabinete do CEO global da TikTok, Shou Zi Chew, entre abril de 2022 e julho de 2023, até chegar ao cargo de head de operações e, depois, de head de operações e de confiança e segurança, segundo seu perfil no LinkedIn. Baseado em Los Angeles, ele assume agora um dos cargos mais politicamente sensíveis do setor de tecnologia: liderar a nova entidade da TikTok nos EUA, em um contexto em que a empresa tenta acalmar as preocupações de Washington e, ao mesmo tempo, manter sua base de usuários.
A TikTok não respondeu de imediato ao pedido de comentário feito pela Fortune.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, Presser parece bem preparado para o desafio, à luz de sua formação de elite e de uma carreira corporativa de quase 20 anos. Ele estudou no colégio privado Harvard-Westlake, em Los Angeles. Em seguida, foi para Yale, onde se graduou em Língua Chinesa e fez um mestrado em Estudos do Leste Asiático. Durante o período em Yale, Presser recebeu a bolsa Richard U. Light, que financia estudos de chinês no exterior, e passou um período na China.
- Leia também: Brasil é uma região estratégica para o TikTok, afirma diretor da rede social
- Leia também: TikTok usa IA para conectar marcas e novos criadores de conteúdo; veja como
Seu interesse pela China começou com os filmes chineses, contou ele em uma entrevista de 2023 à John Thomas Dye School, em Los Angeles, onde estudou antes de ingressar no Harvard‑Westlake.
“Por três anos no ensino médio, eu assisti a filmes chineses e tive essa experiência extremamente reveladora de perceber que, à primeira vista, era uma língua e uma cultura muito diferentes e distantes, mas, por meio dos filmes, você começava a perceber que muitos dos temas eram os mesmos que se vê em qualquer filme típico ocidental”, disse Presser, segundo a escola.
Formação acadêmica e carreira corporativa
Depois de Yale, ele concluiu um MBA na Harvard Business School e um curso de Direito na Harvard Law School.
No início da carreira corporativa, Presser usou seu conhecimento de chinês como diretor sênior da Ticketmaster na China. Mais tarde, ocupou cargos executivos na Warner Bros. Entertainment e, depois, na WarnerMedia. Nesta última, uma de suas funções foi liderar os negócios da empresa na China, Austrália e Nova Zelândia.
A experiência internacional e o histórico com a China podem ser um trunfo importante agora que a joint venture da TikTok nos EUA tenta proteger os dados dos usuários americanos sem abrir mão de oferecer uma “experiência global de TikTok”, segundo o anúncio da empresa.
Continua depois da publicidade
A nova empresa, batizada de TikTok USDS Joint Venture, foi anunciada na quinta-feira e terá controle majoritário de investidores americanos. Pela nova estrutura, a ByteDance, controladora chinesa da TikTok, ficará com apenas 19,9% de participação, em linha com o The Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act, lei aprovada pelo Congresso em 2024. Oracle, a gestora de investimentos Silver Lake e o fundo soberano de Abu Dhabi, MGX, terão cada um 15% da joint venture, de acordo com comunicado da companhia.
Embora o CEO global Shou Zi Chew tenha assento no conselho da nova empresa americana, Presser passa a ser o rosto do negócio nos Estados Unidos no dia a dia, em um momento em que cada detalhe de governança deve ser examinado de perto. Também farão parte do conselho representantes da Silver Lake, Oracle, MGX, entre outros.
A promoção de Presser “tem todo o jeito de uma decisão que busca continuidade e credibilidade”, afirmou à Fortune Shawn Cole, presidente e cofundador da Cowen Partners Executive Search. Cole descreveu Presser como um executivo da casa, com conhecimento profundo do setor de mídia, ligação direta com o CEO global da TikTok e alguém que “entende as minúcias da fiscalização regulatória nos EUA”, graças à experiência anterior como head de trust & safety da plataforma.
Continua depois da publicidade
A criação da entidade americana da TikTok é o ponto culminante de um esforço que atravessou o governo de Donald Trump e sucessivas gestões em Washington para forçar o afastamento da influência chinesa sobre a empresa — sob a ameaça de um banimento total — diante do receio de que a plataforma pudesse ser usada para acessar dados de americanos ou influenciar a opinião pública.
Mesmo assim, com Presser à frente, Cole acredita que a joint venture da TikTok nos EUA será mais uma evolução do modelo atual do que uma ruptura total.
“O acordo foi desenhado para aliviar as preocupações do governo americano, e Presser é uma escolha lógica para carregar essa mensagem”, disse ele.
Continua depois da publicidade
2026 Fortune Media IP Limited