Conteúdo editorial apoiado por

Disney monta contra-ataque em disputa com fundo ativista Trian

ValueAct e Blackwells se juntaram com a administração da gigante do entretenimento para disputas no board

Reuters

Publicidade

Os fundos ValueAct Capital e Blackwells Capital agiram nesta quarta-feira (3) para garantir apoio à Walt Disney em um momento no qual a companhia se defende contra um desafio no conselho de administração de um terceiro investidor ativista, o Trian Fund Management.

A reviravolta incomum na batalha pelo conselho da Disney ressalta que há muito em jogo na tentativa de recuperação da empresa sob o comando do presidente-executivo Bob Iger. Ele liderou a Disney de 2005 a 2020 e voltou ao comando em novembro de 2022, depois que os investidores puniram as ações da empresa por um prejuízo trimestral de US$ 1,5 bilhão em sua divisão de streaming, mais que o dobro do prejuízo do ano anterior, e muitas de suas franquias de filmes tiveram desempenho abaixo do mercado.

A Disney disse nesta quarta-feira que chegou a um acordo com a ValueAct para aconselhá-la sobre estratégia e apoiar os diretores indicados em sua assembleia anual de acionistas.

Separadamente, a Blackwells disse que nomearia três diretores para o conselho da Disney, que, ao contrário de Trian, apoiam a estratégia da empresa, confirmando uma reportagem anterior da Reuters.

Logo da Disney em loja da empresa na Times Square em Nova York (REUTERS/Nick Pfosi)

“O ValueAct tem um histórico de colaboração e cooperação com as empresas nas quais investe e seu coCEO Mason Morfit tem sido muito construtivo nas conversas que tivemos no ano passado”, disse o CEO da Disney, Bob Iger.

A empresa não comentou imediatamente a decisão do Blackwells.

O CEO do Trian, Nelson Peltz, indicou a si mesmo e a um ex-diretor financeiro da Disney para o conselho da Disney, posicionando-se como as pessoas que a gigante da mídia e do entretenimento precisa agora para cortar custos, traçar um plano de sucessão do CEO e renovar as operações de streaming da empresa.

O Trian não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em um esforço para atenuar o desafio do conselho, a Disney já renovou proativamente seu conselho em novembro, quando nomeou o ex-CEO do Morgan Stanley James Gorman e o ex-CEO da SKY Jeremy Darroch como diretores.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.