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Conheça as vantagens de as empresas investirem no teatro parte do imposto de renda devido

Gestão do Instituto Brasileiro de Teatro ajuda empresas a usar leis de incentivo à cultura para fortalecer marcas e gerar impactos positivos na sociedade

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Teatro a céu aberto Mundaréu de Mim

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Empresas que tiveram lucro em 2023 e vão pagar Imposto de Renda têm uma decisão importante a tomar até o final de dezembro. Elas podem deixar de pagar até 4% do tributo devido e destinar esses recursos a um projeto cultural enquadrado em leis de incentivo. Ao fazer isso, podem não apenas produzir mais impactos positivos na sociedade, mas também fortalecer suas marcas.

Uma das melhores opções nesse sentido é investir em projetos do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), uma organização do setor 2.75, sem fins lucrativos, que combina propósito filantrópico com métodos empresariais. Criada há dois anos, em São Paulo, por quatro artistas e um empreendedor, busca conectar o setor privado, o segmento teatral e o público com o objetivo de popularizar o teatro no Brasil.

Para as empresas parceiras, oferece assessoria em relação à utilização de incentivos fiscais, alternativas inovadoras de exposição de marca, geração de leads qualificados a partir dos dados coletados em seus eventos, prestação de contas profissional e outros serviços.

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Para a classe teatral, proporciona uma série de benefícios, incluindo uma governança que acelera a profissionalização de grupos e artistas, capacitação e auxílio para a realização de espetáculos. Com a captação de recursos privados, viabiliza que as montagens sejam apresentadas ao público gratuitamente ou por preços acessíveis.

Graças a uma doação privada, o iBT conta com sede própria, um edifício de 13 andares situado no número 277 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, um endereço na região central de São Paulo próximo a vários teatros, como o Oficina, o Renault, o Bibi Ferreira e o Nissi.

No espaço, promove ações de formação para a classe teatral, como oficinas, laboratório de dramaturgia e residências artísticas. Além disso, disponibiliza vinte salas para grupos de teatro realizarem ensaios gratuitamente, com capacidade para acomodar até 500 pessoas simultaneamente.

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O prédio também está sendo reformado para abrigar um café, um bar, um restaurante popular e um espaço de coworking, atividades que vão gerar renda para fortalecer a sustentabilidade financeira do iBT.

Segundo José Aragão, cofundador e conselheiro do Instituto, investir em cultura aproveitando incentivos fiscais é uma estratégia particularmente valiosa no contexto atual, que valoriza o marketing de causa e as práticas de responsabilidade social corporativa. Ao direcionar fundos que seriam gastos em impostos para o apoio à cultura, ele observa que as empresas podem promover causas a custo zero, fortalecendo sua imagem e presença no mercado.

O iBT oferece contrapartidas valiosas aos patrocinadores de seus projetos, como a geração de leads a partir das informações fornecidas pelas pessoas que assistem aos seus espetáculos, respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esses dados permitem a elas transformar espectadores em potenciais clientes, em uma abordagem de marketing mais amigável e eficaz que os métodos tradicionais.

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A gerente de captação do iBT, Vanessa Miranda, destaca também o cuidado em oferecer formas inovadoras de exposição do patrocinador nos eventos, como a inclusão de logos em brindes percebidos positivamente pelo público, como almofadas, cangas de praia e coolers, ampliando o impacto da marca e sua conexão com o público.

Outro destaque do iBT é a prestação de contas rigorosa e transparente, que fornece regularmente aos patrocinadores informações sobre o andamento de cada ação, além de um relatório completo ao final do projeto.

Espetáculos realizados

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Desde a sua criação, o iBT já promoveu quatro espetáculos e está apoiando a realização de outros três, que serão apresentados em 2024. As primeiras montagens foram a peça Diabinho e Outras Peças Curtas, de Caryl Churchill, apresentada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), com ingressos em forma de doações de alimentos, e o espetáculo infantil Gato Malhado e Andorinha Sinhá, encenado gratuitamente em parques públicos como o Augusta. Realizadas em 2022, atraíram 29 mil espectadores.

Em 2023, realizou 14 sessões do musical Mundaréu de Mim, com dezoito atores e nove músicos, sob a direção artística de Duda Maia, no Parque da Água Branca, atraindo um total de 35 mil pessoas. Oferecido gratuitamente ao público, esse evento foi inteiramente financiado por leis de incentivo à cultura.

Além dos espetáculos próprios, o iBT apoia a produção teatral de forma descentralizada em São Paulo, com ênfase na democratização do acesso e na valorização da diversidade, por meio de Convocatórias. A primeira foi realizada em 2022 e foi vencida pelo projeto Fracassadas BR, que recebeu um aporte financeiro de R$ 500 mil e realizou 24 sessões em três locais diferentes. Recentemente, outros três projetos foram selecionados na segunda Convocatória e serão levados ao público no próximo ano.

Para saber mais sobre os projetos do iBT e sobre como patrociná-los por meio das leis de incentivo à cultura, acesse o site ibt.art ou envie e-mail para institucional@ibt.art.

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