Conteúdo editorial apoiado por

Airbnb promove CFO para liderar estratégia de negócios em sua reestruturação

Lideranças regionais da empresa passarão a responder a Dave Stephenson a partir de 2024

Bloomberg

Publicidade

O Airbnb promoveu seu diretor financeiro Dave Stephenson para uma nova função de supervisão de sua estratégia de negócios, incluindo a expansão internacional da companhia. Stephenson, que é CFO da empresa desde 2019, será o primeiro diretor de negócios do Airbnb, informou a empresa em comunicado na terça-feira (5). Ellie Mertz, executiva financeira que está na empresa há 11 anos, será a nova diretora financeira.

A nova estrutura colocará as operações de negócios globais do Airbnb sob Stephenson, um veterano que veio da Amazon. Os líderes regionais das unidades de negócios das Américas, Ásia-Pacífico e Europa se reportarão a ele no novo cargo, que iniciará em 2 de janeiro.

A empresa pretende “virar uma esquina” depois de refinar seu negócio principal no ano passado, disse o CEO Brian Chesky no comunicado. “Estamos prestes a embarcar em nosso próximo capítulo como empresa”, disse ele. “O Airbnb está em um ponto de inflexão.”

Continua depois da publicidade

A Airbnb se recuperou da desaceleração na pandemia, mas ainda enfrenta uma indústria volátil. O boom das viagens pós-pandemia começou a normalizar-se e, no mês passado, a empresa apresentou uma perspetiva decepcionante para o quarto trimestre, suscitando preocupações com gastos mais restritivos dos consumidores.

A empresa sediada em São Francisco teve de se adaptar às novas regulamentações , especialmente em cidades com grande volume de negócios como Nova York, ao aumento da concorrência dos hotéis e à transição para reservas de estadias de longa duração de 28 dias ou mais a partir de aluguéis de curta duração.

Dave Stephenson, diretor do Airbnb (Bloomberg)

Chesky passou os últimos meses insinuando o que está por vir para os novos empreendimentos da empresa, que, segundo ele, incluiriam maiores integrações de inteligência artificial e serviços de terceiros em seus produtos. No mês passado, fez sua primeira aquisição como empresa pública quando comprou uma startup de IA de 12 pessoas liderada por Adam Cheyer e Siamak Hodjat, os ex-líderes da Apple por trás do assistente de voz Siri.

Publicidade

Como parte da mudança executiva do Airbnb, a Chefe Global de Hospedagem, Catherine Powell, fará a transição para uma função consultiva antes de deixar a empresa no próximo ano. Ela foi contratada no início de 2020 para liderar o negócio de Experiências do Airbnb, mas seu papel mudou para se tornar um elo entre os anfitriões e a empresa à medida que o Airbnb se adaptava à pandemia de Covid-19 e reduzia suas operações. “Ela e eu passamos muito tempo conversando sobre a transição e essa decisão não foi tomada levianamente”, disse Chesky.

As funções de Powell serão divididas entre outros executivos. O chefe global de marketing, Hiroki Asai, supervisionará o trabalho de ligação realizado pela equipe da comunidade anfitriã, liderada por Marcela Aguilar. Todas as outras equipes relacionadas à hospedagem anteriormente sob o comando de Powell se reportarão a Stephenson.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados