Publicidade
SÃO PAULO (Reuters) -O grupo português Mota Engil venceu nesta sexta-feira o leilão do primeiro túnel imerso da América Latina, entre as cidades litorâneas paulistas de Santos e Guarujá, com oferta de desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual de R$438 milhões.
A Mota Engil venceu a outra credenciada no leilão, o grupo espanhol de engenharia Acciona, que não ofereceu desconto sobre a contraprestação.
O projeto de 1,5 quilômetro de extensão prevê investimento de cerca de R$6 bilhões ao longo de 30 anos de concessão e deve agilizar o fluxo entre as duas cidades, cujas populações atualmente dependem de uma conexão rodoviária de 40 quilômetros ou de balsas para se movimentarem entre as duas margens.
Ferramenta do InfoMoney
Baixe agora (e de graça)!
O grupo vencedor será responsável por construção, operação e manutenção do túnel, que promete encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades de 1 hora para apenas dois minutos, segundo promessas dos governos federal e de São Paulo.

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa sobe 1% e caminha ao maior nível de fechamento da história
Bolsas dos EUA caem após dados do payroll elevarem preocupações sobre a economia

Fundo do Patria vence leilão de lote de rodovias no interior de SP
O lote Paranapanema permitirá a duplicação integral da rodovia Raposo Tavares, que conecta a capital paulista e o porto de Santos à região centro-oeste do Estado
Segundo o governo federal, a obra será feita por meio da montagem de módulos em concreto pré-moldado formados por seções inteiras do túnel que serão imersos na água para formar a passagem.
Do 1,5 quilômetro de extensão do empreendimento, 870 metros serão submersos. O projeto prevê seis pistas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e espaço reservado para um futuro veículo leve sobre trilhos (VLT).
O leilão ocorreu algumas horas depois que o governo paulista leilou o lote rodoviário Paranapanema, que garantiu investimentos de cerca de R$6 bilhões ao longo de 30 anos de concessão.
Com os leilões desta sexta-feira, o Estado de São Paulo contratou nos últimos três anos investimentos em infraestrutura da ordem de R$370 bilhões, informou o governador Tarcísio de Freitas.