Publicidade
Pilotos e comissários de voo iniciaram nesta quinta-feira (26) uma votação que pode definir os rumos das negociações trabalhistas no setor aéreo às vésperas do Ano-Novo.
Até domingo (28), os profissionais decidem se aceitam uma nova proposta de reajuste salarial apresentada após mediação da Justiça do Trabalho ou se avançam para uma paralisação a partir de janeiro. As informações são do UOL.
A consulta é organizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e envolve tripulantes das companhias Gol e Azul, que entraram em estado de greve no início da semana após rejeitarem a proposta original das empresas para a renovação da convenção coletiva. Os funcionários da Latam ficaram fora do processo, já que aceitaram o primeiro acordo.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
No lugar de um abono único de 14%, a nova proposta prevê a correção das cláusulas salariais pelo INPC, com ganho real estimado em 0,5%, além de um reajuste de 8% no vale-alimentação. As diárias internacionais ficam fora desse reajuste.
O sindicato também convocou uma nova assembleia para o dia 29. Caso a proposta seja recusada e os trabalhadores optem pela paralisação, a legislação exige que as empresas sejam comunicadas com pelo menos 72 horas de antecedência.
