Publicidade
A Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão nesta terça-feira na Operação Indébito, um desdobramento da Operação Sem Desconto, que apura um suposto esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os alvos está a deputada federal Maria Gorete Pereira (MDB-CE), que passará a utilizar tornozeleira eletrônica e teve os endereços vasculhados.
Os agentes também realizaram outros 18 mandados de busca e apreensão no estado do Ceará e no Distrito Federal. A ação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).
Os dois alvos de mandado de prisão são a advogada Cecilia Rodrigues Mota, ex-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB); e o empresário Natjo de Lima Pinheiro, que recebia repasses das empresas ligadas a Cecilia.
Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso na Corte.
Uma das frentes da nova investigação é apurar o suposto esquema que foi montado no Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), empresa pública que administra os dados da previdência e benefícios sociais. Servidores do órgão teriam fornecido o acesso a essas informações para que as associações investigadas fizessem os descontos indevidos.
Segundo nota da PF, o objetivo é “aprofundar as investigações da Sem Desconto para esclarecer a prática de diversos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”.
Continua depois da publicidade
Entenda o esquema
As investigações da Operação Sem Desconto apontam que sindicatos e associações cobraram de aposentados e pensionistas descontos nos seus pagamentos entre 2019 e 2024. Segundo a PF e a CGU, a permissão para as cobranças eram fraudadas. Com isso, milhares de pessoas tiveram parte do dinheiro de suas aposentadorias desviado sem sua autorização.
A arrecadação por meio dessas mensalidades aumentou de forma significativa nos últimos dois anos. Os investigadores calculam que o valor do prejuízo pode chegar a mais de R$ 6 bilhões.