Publicidade
BRASÍLIA (Reuters) – O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 11,08% nos 12 meses anteriores a julho de 2025, em comparação com os 12 meses de um ano antes, mostraram dados oficiais apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Os dados mais recentes de desmatamento da Amazônia registram uma queda de 50% em relação a 2022 e marcam o quarto ano consecutivo de redução após oito anos de alta.
Produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os dados do sistema Prodes também mostram que o desmatamento no cerrado caiu 11,49% no mesmo período.

Cientistas criam “máquina do tempo” na Amazônia para simular futuro da floresta
Projeto AmazonFACE bombeia CO2 no dossel da floresta para estudar adaptação da Amazônia às mudanças atmosféricas previstas, com foco na COP30 em Belém

Amazônia vira corredor global da cocaína e ameaça trégua frágil entre Brasil e Trump
A expansão do tráfico pela Amazônia cria tensão diplomática entre Brasília e Washington, em meio a novas apreensões recordes de cocaína
Os números, apresentados a poucos dias do início da cúpula das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém (PA), quando o Brasil receberá negociadores de todo o mundo para discutir as mudanças climáticas, mostram que a Amazônia perdeu 5.796 quilômetros quadrados em 12 meses.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
Oportunidade com segurança!