Amazônia e Cerrado têm queda de cerca de 11% no desmatamento em cada bioma

Os dados mais recentes de desmatamento da Amazônia registram uma queda de 50% em relação a 2022

Reuters

Ativos mencionados na matéria

Puraquequara, um distrito de Manaus, Brasil, onde o comércio e o tráfico ilícito de cocaína se sobrepõem na Amazônia. (Foto: Bloomberg)
Puraquequara, um distrito de Manaus, Brasil, onde o comércio e o tráfico ilícito de cocaína se sobrepõem na Amazônia. (Foto: Bloomberg)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 11,08% nos 12 meses anteriores a julho de 2025, em comparação com os 12 meses de um ano antes, mostraram dados oficiais apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os dados mais recentes de desmatamento da Amazônia registram uma queda de 50% em relação a 2022 e marcam o quarto ano consecutivo de redução após oito anos de alta.

Produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os dados do sistema Prodes também mostram que o desmatamento no cerrado caiu 11,49% no mesmo período.



Os números, apresentados a poucos dias do início da cúpula das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém (PA), quando o Brasil receberá negociadores de todo o mundo para discutir as mudanças climáticas, mostram que a Amazônia perdeu 5.796 quilômetros quadrados em 12 meses.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Oportunidade com segurança!