O que é a GLO e o que tem a ver com operação no RJ
O que é GLO?
GLO significa Garantia da Lei e da Ordem e o termo voltou ao debate em meio à megaoperação policial no Rio de Janeiro. Foi a operação mais letal da história do estado e causou, inclusive, troca de provocações entre governo do RJ e governo federal.
A GLO é uma operação prevista na Constituição, que autoriza o uso das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronática) em ações de segurança pública - para situações excepcionais.
A GLO só pode ser acionada pelo Presidente da República, a pedido de um governador ou por vontade própria, desde que a autoridade reconheça que a segurança disponível no estado seja insuficiente. O decreto presidencial, se acionado, define também duração da operação, áreas de operação e regras de engajamento das tropas.
Quando é utilizada?
A GLO é empregada em situações excepcionais consideradas de grava perturbação da ordem pública ou em eventos de grande porte.
Já foi utilizada?
Sim. Desde que o presidente Lula assumiu o comandojá decretou 3 GLOs em portos e aeroportos durante o G20 e no encontro dos BRICS.
Por que o termo voltou à tona?
O governador Claudio Castro afirmou que o governo federal negou pedidos de empréstimo de veículos blindados das Forças Armadas para operações policiais no estado. A justificativa é de que só seria possível a ação, se acionada a GLO.
Fique por dentro de tudo sobre a crise no Rio de Janeiro.