STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

Autonomia não entrega BC para banqueiros, mas o protege de Ciro Gomes

A autonomia do Banco Central, tratada por Ciro Gomes como entrega do BC ao mercado financeiro, não tem nada a ver com o que ele diz. Na prática, trata-se de um mandato fixo para o banqueiro central indicado pelo presidente da República eleito. E o mandato pode ser encerrado pelo Congresso, também eleito. O projeto não entrega o BC a banqueiros, mas o protege dos interesses de curto prazo de políticos, que podem ser bem mais danosos que banqueiros.
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Ciro Gomes incitou a população ao crime em protesto contra a autonomia do Banco Central porque o projeto visa justamente proteger a moeda de populistas como Ciro Gomes. O projeto não “entrega o Banco Central aos banqueiros”, como diz Ciro e seus pares na esquerda.

O candidato à Presidência pelo PDT disse o seguinte:

“Isso acontecendo, é daqueles casos de ir para a rua e quebrar tudo. Afirmo com toda serenidade. (…) Isso é a violenta e definitiva formalização de entrega do destino da nação brasileira a três bancos. Eu não conheço o projeto, vou lê-lo, mas conheço a intenção.”

Se Ciro Gomes não existisse, não precisaria ser inventado, pois a personagem seria óbvia demais: o canastrão, oligarca nordestino, com sua linguagem abertamente demagoga. Combina “serenidade” com “ir pra rua quebrar tudo”. Afirma categoricamente que “é a violenta e definitiva formalização de entrega do destino da nação brasileira” antes de reconhecer que nem leu o projeto.

O projeto que estabelece a autonomia do Banco Central, aquele que Ciro não leu, é bastante simples. Resume-se a um mandato fixo, de 4 anos, para o presidente do banco.

Os 4 anos começariam no primeiro dia de março do segundo ano do mandato presidencial, de modo que o presidente da República eleito em 2022 terá, até março 2023, o presidente do Banco Central por Bolsonaro em 2020. E assim sucessivamente: o eleito em 2026 terá o Banco Central comandado, até março de 2027, pelo eleito em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É assim, com mandatos fixos não-coincidentes com o do presidente da República, que a maioria dos bancos centrais operam. Nosso modelo de autonomia, por sinal, é quase idêntico ao americano. Trump assumiu em janeiro de 2017. Até fevereiro de 2018, o Fed (banco central dos EUA) foi comandado por Janet Yellen, indicada por Obama em 2014.

Portanto, obviamente não se trata de entregar o país aos banqueiros, como afirma Ciro Gomes. Pelo contrário, a autonomia tira o país da mão de parasitas ainda piores do que banqueiros: políticos dispostos a quebrar o país em nome de uma eleição. Como Dilma fez com o Brasil, há não muito tempo, e nem foi ela a primeira.

Leia também:

– O que muda com o projeto de autonomia do Banco Central?

O controle do Banco Central autônomo ainda seria de políticos eleitos, presidente e parlamentares. Mas os interesses de curto prazo não ameaçam o cargo nesse contexto. Não é por acaso que o mandato comece 2 anos e meio antes das eleições presidenciais: essa distância dificulta a vida de quem quiser subordinar a moeda, um patrimônio do Estado brasileiro, a interesses eleitorais.

Não é surpresa que a reação de Ciro Gomes seja essa. Ele jamais negou suas intenções. Ciro diz, em alto e bom som, que se eleito gostaria de revogar o regime de metas de inflação. Baseia sua defesa em mentiras, como a de que só Brasil e Nova Zelândia adotariam esta regra de política monetária que, na verdade, é usada por quase todo o mundo.

Hoje, basta um decreto presidencial para revogar o regime de metas. Isso, claro, se o governo não aprovar um projeto de lei que fortaleça a governança do Banco Central. Com a autonomia aprovada, ainda que Ciro se eleja e dê fim as metas de inflação, a política monetária do Brasil só correria risco de barbeiragens eleitoreiras se o presidente do BC for extremamente submisso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proteja seu dinheiro das instabilidades com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!

O controle sobre a moeda segue com os eleitos pelo povo. A mudança trazida pela autonomia é o mandato fixo ao banqueiro central indicado pelo presidente da República. Não é razoável a associação entre autonomia e entregar o BC para banqueiros.

Pelo contrário, o projeto impede que o BC seja submetido a interesses com potencial de dano muito maior. Se Dilma não ensinou ao Brasil a importância de tratar a moeda como política de Estado, é porque talvez a gente mereça 4 anos de governo Ciro Gomes para entender que não se brinca com coisa séria.

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje