Fechar Ads

Campeões Nacionais

Descubra os cinco projetos que mais tramitaram na Câmara dos Deputados
Por  Danilo Amaral de Oliveira
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Continuando a análise sobre a tramitação e aprovação de projetos de lei ordinária, neste artigo vamos explorar a variável tramitação ao invés do tempo de aprovação.

Conforme apresentado em artigo anterior, ao ser apresentado por um parlamentar na Câmara dos Deputados um projeto de Lei Ordinária em média demora 1677 dias para ser aprovado, ou seja, 4,5 anos.

Do ponto de vista de tramitação, quantos tramitações em média são necessárias para o projeto ser aprovado?

Ao analisar os dados, a quantidade de tramitações em média é muito menor, apenas 50 tramitações. Porém, assim como há projetos que demoram mais ou menos tempo que a média, há projetos que sofrem muito mais tramitações que o esperado.

Considerando, as tramitações que ocorreram desde 2003, listamos 5 projetos que mais sofreram tramitação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. CD PL 4850/2016
10 Medidas contra corrupção
Status: Aprovado
Autor: Iniciativa Popular

2. CD PL 6787/2016
Reforma Trabalhista
Status: Aprovado
Autor: Poder Executivo (Presidente Michel Temer)

3. CD PL 2295/2000
Fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
Status: Tramitando
Autor: Senador Lúcio Alcântara – PSDB/CE

4. CD PL 1876/1999
Novo Código Florestal
Status: Aprovado
Autor: Sérgio Carvalho – PSDB/RO

5. CD PL 3555/2004
Nova Lei sobre Contrato de Seguros.
Status: Aprovado
Autor: José Eduardo Cardozo – PT/SP

É interessante notar que o único projetos dos cinco que não houve desfecho foi o projeto sobre a jornada de Trabalho do Enfermeiros, porém ele já está em pauta no plenário da Câmara e já foi listado na Ordem do dia algumas vezes indicando um possível breve desfecho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas qual será o motivo que alguns projetos possuem tantas tramitações que a média? Segundo Ivan, cientista político, sócio-fundador do SigaLei:

“Acredito que quando a sociedade (leia mídia) coloca luz sobre algum tema os parlamentares se movem. Os debates que ocorreram com relação aos temas destas proposições foi considerável, sendo pautado não apenas na grande mídia, mas também nas redes sociais que, ao que parece, ganha cada vez mais a atenção dos parlamentares.

Destaca-se entre estas proposições a que trata sobre a jornada de profissionais da enfermagem que menos teve destaque na mídia. Apesar da importância da questão é tema de um setor específico.

Os temas das proposições são espinhosos, pois tratam de pautas de interesse nacional, que impactam no cotidiano da maiorias das pessoas e que teve muita exposição nos meios de comunicação. Enfim, o congresso reage, mas é preciso um empurrãozinho”

É notável que projetos de lei cobertos pela mídia não só sofrem mais pressão da população como também dos setores interessados e isso pode explicar a causa de mais incidência de tramitações, além disso, esses holofotes demandam dos parlamentares decisões mais coerentes e racionais, pois a sociedade “está de olho”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa atenção por vezes podem evitar que decisões em prol de um grupo específico sem considerar o interesse público sejam tomadas, por exemplo, como ocorreu na tentativa da aprovação de um projeto que poderia conceder anistia ao caixa 2.

Mas é importante lembrar que hoje há 19.454 Projetos de Lei Ordinária tramitando na Câmara e não há mídia suficiente para levar luz à todos eles, por isso cada vez mais é importante que a sociedade se organize e participe da política, para que todas as decisões na Câmara possam ser tomadas de forma democrática e republicana.

***

O SigaLei é uma startup que cria uma solução para monitoramento e estratégia legislativa. Com o SigaLei, você sabe exatamente o que está sendo debatido no Congresso Nacional e Assembleias Estaduais e acompanha cada decisão, sendo avisado automaticamente a cada atualização no processo. Além disso, consolidamos e oferecemos insights para você criar sua estratégia de atuação no processo legislativo.

sigalei.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Pensando Política

Pensando Política

América Latina: intensa agenda eleitoral em 2018

No próximo ano, os países da América Latina terão uma intensa agenda eleitoral. Eleições presidenciais ocorrerão na Costa Rica, Paraguai, Colômbia, México e Brasil. Declarações do presidente cubano Raúl Castro afirmam o seu compromisso em promover a transição e a transferência de poder para um novo presidente. Já na Venezuela a vitória do partido do […]
Pensando Política

RenovaBio, uma ótima política

Por: Donizete Tokarski, diretor-presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) Mario Campos, presidente da Associação da Indústria Sucroenergética de Minas Gerais (SIAMIG) Daniel Furlan, gerente de Economia da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) Bruno Alves, colaborador do Pensando Política do InfoMoney
Pensando Política

O impacto das “fake news” nas eleições

Este artigo apresenta as experiências internacionais no monitoramento das fake news e discute como o Brasil pode lidar com o fenômeno na campanha eleitoral do próximo ano. Este é um processo complexo e dinâmico que envolve diversas estratégias e engajamento de diversos grupos sociais. Evitar as distorções geradas pela difusão de conteúdo falso será um importante passo para o fortalecimento da democracia.
Pensando Política

A crise do porto de Santos

O maior porto da América Latina tem uma deficiência secular na gestão da dragagem, o que prejudica a competitividade dos exportadores e a rentabilidade dos terminais portuários.