Fechar Ads

Geninho, deputado aliado de Doria, deve ser o relator do PL de Saneamento

Já é certo que a MP vai caducar, mas Maia promete votar um novo projeto em 15 dias. Em reunião nesta manhã na casa do presidente da Câmara, o deputado Evair de Melo (PP-ES) apresentou um projeto alternativo ao do seu colega de partido Fernando Monteiro (PP-PE). A principal divergência é sobre a obrigatoriedade de licitação nos contratos do setor - Fernando, sindicatos e a maioria dos governadores querem prioridade às estatais, sem necessidade de licitação; o projeto de Evair prioriza quem vencer concorrências públicas baseadas em critérios técnicos. Deputado Geninho (DEM-SP) deve ser o relator
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Ontem, publiquei no blog um texto crítico ao PL apresentado pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE), para substituir a MP do Saneamento (868/18). Um resumo geral sobre a MP do Saneamento também pode ser encontrado em outro texto do blog.

O projeto de Monteiro consistia, resumidamente, num “control c + control v” da MP, mas retirando do texto seu ponto mais importante: a obrigatoriedade de concorrência pública nos contratos de água e esgoto. Hoje, os prefeitos podem fechar contratos com estatais sem realizar licitação, através dos chamados contratos de programa. Como o leitor pode imaginar, transparência e critérios foram preteridos em muitas dessas decisões. A MP acabava com os contratos de programa.. O PL 3.189/19, do deputado Fernando Monteiro, mudou esse ponto em favor das estatais, contra o serviço público.

A concorrência pública passa por critérios técnicos, como o investimento em regiões carentes, que nem sempre são fiscalizados nos contratos de programa. Consequentemente, nem sempre a decisão tem a ver com serviços de água e esgoto. A falta de transparência é solo fértil para politicagens.

Hoje, em reunião na casa do presidente da Câmara Rodrigo Maia, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou um outro projeto, incluindo novamente o fim dos contratos de programa. Trata-se do PL 3.235/19, quase idêntico ao relatório da MP aprovado em comissão especial, após relatoria de Tasso Jereissati.

Novamente, o fim dos contratos de programa está no debate. Nos próximos dias, será formado um grupo suprapartidário para debater os textos apresentados. Durante a reunião, também foi definido que o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), será o relator do PL, de acordo com duas fontes com conhecimento no assunto. 

Geninho foi prefeito de Olímpia (SP) por dois mandatos e, a nível local, é aliado do governo de João Doria no estado. O vice de Doria, Rodrigo Garcia, é do partido de Zuliani. No último sábado, ao lado de Romeu Zema, Eduardo Leite, Wilson Witzel e comandante Moisés, Doria foi um dos 5 governadores que assinaram uma carta a favor do fim dos contratos de programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os debates ocorrerão no Congresso ao longo das próximas duas semanas, com impactos duradouros no fornecimento de água e esgoto para os brasileiros.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje