Fechar Ads

Para o PT, autoritário é quem não é amigo

O mesmo PT que considerava Temer ilegítimo lançou nota reclamando do governo brasileiro por não reconhecer a legitimidade de Maduro. Escrevem que nosso governo é autoritário, mas não dizem o mesmo sobre o da Venezuela. Para qualquer um, autoritário é quem abusa do poder. Para o PT, é quem não é amigo.    
Por  Pedro Menezes
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

No site do PT, o nome de Michel Temer vem sempre acompanhado de dois adjetivos: golpista e ilegítimo. Os petistas também acusaram Temer de perseguição política, restrições à liberdade de expressão, aproximação com os militares e irresponsabilidade fiscal.

Ilegítimo também foi a palavra utilizada pelo Grupo de Lima, que reúne 15 países importantes do nosso continente. Destes, 14 consideram que Nicolás Maduro não tem legitimidade para presidir a Venezuela em novo mandato. Entre os signatários, há países liderados por progressistas como o canadense Justin Trudeau.

O PT não gostou da carta. Viu nela uma agressividade inaceitável. A atitude revela mais sobre o PT do que sobre a justa condenação do ditador e carniceiro Nicolás Maduro.

Um processo de impeachment decorrido sem ruptura constitucional e sem qualquer restrição dos direitos políticos da oposição foi carimbado como ilegítimo. Maduro fez muito mais do que Temer para merecer o termo.

Em 2015, a oposição venezuelana conquistou maioria no parlamento local e começou a incomodar o presidente venezuelano, cujo grupo político já trabalhava há décadas para eliminar a divergência nas instituições bolivarianas.

Em 2017, veio a pá de cal. Maduro promoveu uma Constituinte para retirar o poder da oposição. Praticamente todo o mundo democrático, do Japão ao Chile, repudiou a medida. Cerca de 80% dos venezuelanos discordaram da Constituinte, irregular segundo a própria Constituição Bolivariana. Apenas China, Rússia, Síria, Cuba, Bolívia, Nicarágua e nações com instituições muito pouco respeitáveis – para dizer o mínimo – concordaram com Maduro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pior: as evidências de fraude na Constituinte de 2017 são estarrecedoras, mesmo para o padrão venezuelano.

A Smartmatic, empresa venezuelana responsável pela fabricação das urnas, acusa a justiça eleitoral local de adulterar o resultado. Vale lembrar que o aparelhamento das instituições eleitorais foi parte do plano chavista para gradualmente instaurar uma ditadura.

A agência Reuters descobriu que, dos cerca de 8 milhões de supostos votos, aproximadamente 3,7 milhões foram nos 30 minutos finais do horário previsto para a votação.

Analistas independentes tentaram calcular quantas pessoas de fato foram votar. Estima-se um número de eleitores reais entre um quarto e metade do declarado pelo governo. Ou seja, a porcentagem de votos inventados pelo regime pode chegar a 75%.

Nem a Internacional Socialista reconheceu o processo. Em nota, acusou o governo chavista de “quebrar a democracia” e “incrementar a violência e repressão no país”.

A manifestação está em linha com a opinião dos venezuelanos. Na maioria das pesquisas, mais de três quartos da população declaram querer Maduro fora do poder e afirmam que vivem sob ditadura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A hora de investir é agora: abra uma conta na XP com taxa ZERO para abertura, manutenção e TED!

Os falsos democratas da esquerda brasileira

PT e PSOL, porém, reconheceram o ato. A secretaria de relações internacionais do PSOL lançou nota afirmando que o problema venezuelano se devia à dependência do país com relação ao petróleo, justificando a concentração de mais poder nas mãos de Maduro para ele pudesse intervir na economia e alterar a situação – como se poder desconcentrado e livre mercado fossem os maiores problemas venezuelanos.

O novo mandato de Maduro já se inicia num regime de exceção. O PSOL não se manifestou sobre o caso. O PT, por sua vez, foi solidário. Enviou a presidente Gleisi Hoffman à posse e denunciou o “autoritário” governo brasileiro por tentar interferir no vizinho, apesar de quase todos os países do continente tenham adotado a mesma postura.

Tudo isso na mesma semana em que a ONG Human Rights Watch denunciou o regime venezuelano por asfixiar, espancar e eletrocutar presos políticos. Maduro pratica tortura para Ustra nenhum botar defeito, mas o PT afirma que Temer é o verdadeiro praticante de perseguição política.

O PT acusa Temer de violar a liberdade de expressão por ter promovido mudanças na EBC, encerrando contratos com jornalistas próximos ao partido, como Paulo Moreira Leite e Tereza Cruvinel. Já o regime chavista, que ainda em 2007 não renovou a concessão pública do maior canal de TV do país que lhe fazia oposição, tinha “democracia até demais”, segundo famosa frase de Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PT acusa Temer de irresponsabilidade fiscal. A Venezuela, recordista mundial de inflação, não recebe palavras tão duras.

O PT se revolta com meia dúzia de militares indicados por Temer, mas não se manifesta sobre um regime ditatorial instalado através de conluios com a caserna, que executa a tortura de opositores.

O PT considera Bolsonaro autoritário por não reconhecer a legitimidade de Maduro, o ditador que, pouco a pouco, colocou na prisão as principais lideranças opositoras do país.

A atitude revela o doentio duplo padrão do PT com relação à democracia. Para qualquer um, autoritário é quem abusa do poder. Para petistas e afins, autoritário é quem não é amigo.

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje