Blog InfoMoney

Panorama Político

Em blogs / economia-e-politica / panorama-politico

Reforma da Previdência: ainda sem acordo entre partidos sobre procedimentos para votação

A proposta colocada à mesa por Rodrigo Maia é que hoje sejam feitas 5 horas de debates sem obstrução e, em seguida, passe-se à votação da matéria

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Rodrigo Maia, Aguinaldo Ribeiro e Samuel Moreira
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Maioria e oposição tentaram, mais cedo, chegar a um acordo sobre os procedimentos para as sessões, mas a reunião acabou sem definição.

A proposta colocada à mesa por Rodrigo Maia é que hoje sejam feitas 5 horas de debates sem obstrução e, em seguida, passe-se à votação da matéria.

O PDT propôs que hoje sejam feitos apenas debates e que o texto seja votado amanhã com apenas dois requerimentos de obstrução. A proposta, no entanto, ainda não tem respaldo de toda a oposição e gera também desconfiança no governo. Mas a Maioria se diz inclinada a essa possibilidade.

Se não houver acordo, uma das possibilidades é que, depois de três falas favoráveis e contrárias ao texto, o governo apresente requerimento de encerramento de discussão para que se passe diretamente à votação. A questão é que, dessa maneira, o governo precisa já ter confiança nos votos.

Nova rodada de conversas está marcada para 14h.

Outro ponto relevante é que caminha o acordo para que a Maioria, inclusive o PSD, não apresente destaques - ou apresente apenas um.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Erich Decat

atua há 10 anos na cobertura política diária em Brasília, passando por veículos como Blog do Noblat/OGlobo, Correio Brasiliense, Folha de S.Paulo. De 2013 até 2017 trabalhou na editoria de política do Jornal Estado de S.Paulo. erich.decat@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Paulo Gama

Trabalhou 8 anos na editoria de política da Folha de S.Paulo. sendo 4 anos na coluna Painel. Venceu o Prêmio Folha de Reportagem em 2016 com série que mostrou atuação de ministro de Michel Temer em defesa de interesses privados no governo. paulo.gama@xpi.com.br

InfoMoney Blogs

Richard Back

Analista político da XP Investimentos. Atua na área política desde 2004, com nove anos em Brasília. Nos últimos cinco anos passou pela assessoria de importantes lideranças partidárias na Câmara dos Deputados. richard.back@gmail.com

InfoMoney Blogs

Victor Scalet

Faz análise de política com enfoque quantitativo na XP investimentos. Foi economista na BNP Paribas Asset Management por 6 anos. É mestre em economia pelo INSPER e atualmente cursa doutorado.

Contato