Fechar Ads

Qual é o mundo que Bolsonaro vai encontrar?

Bolsonaro começará a governar informalmente no dia 29 de outubro, enfrentando velhos desafios e desequilíbrios da economia brasileira.  Será necessário endereçá-los rapidamente. Os ventos, outrora favoráveis, da economia global começam a virar. A janela para mudança existe, mas a margem para erro é pequena. 
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Página virada. A eleição já acabou e Bolsonaro é o próximo presidente. No dia 29 de outubro ele deve começar a trabalhar para arrumar a casa.

Há anos, muitos economistas vêm tentando chamar a atenção para os enormes desequilíbrios que a economia brasileira apresenta. E, mais importante, que era fundamental a resolução dos mesmos enquanto o mundo estivesse crescendo, com liquidez abundante e juros zero nos países desenvolvidos. Usando uma analogia que já virou clichê, seria “consertar o teto enquanto está fazendo sol”.

Pois bem, como no Brasil (em outro clichê) não perde a oportunidade de perder oportunidades, nós não decepcionamos e não fizemos as reformas estruturais minimamente necessárias. E precisaremos que estas sejam aprovadas em 2019. Difícil imaginar que o mercado dará o indulto para que empurremos mais uma vez com a barriga a reforma da previdência (pelo menos). Os gastos com essa rubrica já são deveras altos e insustentáveis para que a gente não faça nada.

Problema reconhecido, não debatido em campanha, mas diagnosticado. Mas, será que “lá fora ainda faz sol, ou começamos a ver nuvens se aproximando”? Qual é o mundo que encontraremos quando começarmos a Obra-Brasil?

O vento favorável está ficando cada vez mais rarefeito. A economia americana ainda cresce bastante, mas há sinais de algum cansaço (em particular nos resultados corporativos). A guerra comercial está só no começo e alguns prognósticos indicam que muitos anos pela frente serão necessários até que se esgotem as batalhas. Difícil prever a quantidade de feridos. Em paralelo a isso, o Banco Central americano está em meio a um processo de alta da taxa de juros (que deve durar até final do ano que vem, pelo menos), o que certamente vai encarecer o preço do dinheiro, tornando mais difícil o financiamento público e privado do resto do mundo. Usualmente, ciclos de alta de juros nos Eua levam a crises nos países emergentes (anos 80 e 90 são os exemplos mais óbvios).

Na Europa, dúvidas e mais dúvidas. Em particular, preocupa a Itália, que apresenta um quadro orçamentário conturbado. A subida ao poder de um grupo político menos rigoroso com as finanças públicas deixou o mercado tenso. A diferença de juros italianos em relação aos juros na Alemanha já coloca alguns analistas temerosos que a Itália pode voltar ao círculo vicioso de “aumento do déficit público – aumento da taxa de juros – recessão – aumento do déficit público” e por ai vai. Uma reedição, talvez menos dramática, de 2012.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Oriente, a China segue como a maior fonte de atenção. O país também dá sinais de cansaço em sua exuberância econômica. Não acreditamos em um pouso mais forte da economia do país, tampouco nos parece que eles conseguirão voltar a ser aquela fonte de demanda quase infinita de recursos para os exportadores de commodities, como o Brasil. Com uma guerra comercial pela frente, a China corre o risco, a depender da agressividade e extensão do embate com Trump, de escorregar na capacidade de promover crescimento acima de 5-6%.

Em resumo, Bolsonaro encontrará um mundo cheio de problemas, com muito menos humor e boa vontade com os problemas dos países emergentes do que tinha no período 2013-18. A conta chega e rápido. Há uma janela pequena para que Paulo Guedes e cia enderecem parte dos nossos problemas mais urgentes e ganhemos tempo para ajustar desafios de mais longo prazo. Mas, a margem para erro é bem pequena.

*Ivo Chermont é sócio e economista-chefe da Quantitas Asset

As opiniões do autor refletem uma visão pessoal e não necessariamente da Instituição Quantitas Asset

Quer investir em ações de bom desempenho com corretagem ZERO? Abra uma conta na Clear clicando aqui.  

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"