Fechar Ads

Por que Bolsonaro já venceu as eleições?

Bolsonaro venceu as eleições. Por que? Uma recessão severa e uma capacidade oratória do candidato do PSL permitiram que a direita rompesse com o sistema de controle do executivo criado e disputado nos últimos 25 anos por PT-PSDB. Cabe ao centro e à esquerda se reinventar para tentarem uma volta ao poder em 2022. Só o tempo dirá se serão capazes.   
Por  Ivo Chermont
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Para os opositores e esperançosos, tenho uma má notícia. A eleição acabou. Nunca antes na história das eleições no Brasil alguém virou 20p.p. em um segundo turno faltando 10 dias para o pleito.

Dito isto, cabe a quem se interessa pelo assunto tentar entender o fenômeno Bolsonaro. O que ele representa e como alguém com 7 segundos de televisão e sem recursos de campanha conseguiu vencer corações e mentes de quase 50 milhões de brasileiros.

Muitas respostas emocionais tentam jogar na conta dos muitos conservadores que estavam escondidos e conseguiram sair dos armários para despejar ódio e rancor nos opositores e progressistas. A resposta parece mais complexa que isso, bem mais.

Tenho outras explicações: economia e técnicas de persuasão.

Em um artigo publicado pela revista acadêmica European Economic Review, Funke, Schularick e Trebesch (2016) mostraram que em 140 anos de história política na Europa e mais de 800 eleições em 20 países, recessões severas e identificadas como resultado de políticas econômicas  do governo levavam a um aumento de 30% da extrema-direita nos parlamentos.

O professor da PUC-RJ, Claudio Ferraz publicou ontem uma coluna no Nexo Jornal em que ele identifica que a votação no Bolsonaro não cresceu em lugares mais violentos e muito menos em municípios onde a corrupção é percebida mais claramente. Ou seja, corrupção e violência não parecem ter sido a causa primordial (mas, claro que importantes) do voto “anti-stablishment”, mas sim o desemprego (derivado da recessão severa, identificada no parágrafo acima).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem todo evento é resultado de uma única causa. Na verdade, todo fenômeno tem múltiplas explicações. Mencionamos a economia e o emprego como fortes impulsionadores do voto em Bolsonaro, a causa primordial.

Mas, por que Bolsonaro e não outro candidato com experiência executiva? Por que além de ser de direita, o que já lhe dava uma vantagem inicial, Bolsonaro teve o mérito da comunicação, superior a dos outros pretendentes à cadeira presidencial.

Ele conseguiu com técnicas de persuasão colar a ele duas imagens: (i) “eu sou o anti-PT” (observado pela maioria como o partido culpado pelo sofrimento da depressão econômica) e (ii) “eu sei resolver o problema da violência urbana”.

Nesse segundo ponto, em particular, a campanha de Bolsonaro se assemelha a de Trump ao mencionar um problema sério e comum (imigração ilegal nos Eua vs. Violência urbana no Brasil) e exagera na dose do remédio com graus de surrealismo (um muro em toda fronteira americana vs. Arma liberada para todos os cidadãos de bem). Imagens abstratas e conceitos vagos são suficientes para dar a qualquer um a interpretação que quiser e absorver o voto de todos que sofrem com o problema.

A eleição acabou. Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil. A recessão severa causada pelo PT e o discurso encaixado pelo principal político de direita proporcionou essa cisão nos últimos 25 anos dominado por PT-PSDB. Cabe a estes tentarem se reinventar se desejam retornar ao Planalto. Serão tempos diferentes.

*Ivo Chermont é sócio e economista-chefe da Quantitas Asset

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As opiniões do autor refletem uma visão pessoal e não necessariamente da Instituição Quantitas Asset

Quer investir em ações de bom desempenho com corretagem ZERO? Abra uma conta na Clear clicando aqui.  

 

Ivo Chermont Sócio e Economista-chefe da Quantitas Asset

Compartilhe

Mais de Ivo Chermont

Ivo Chermont

Está na hora da política fiscal? Desafios em um mundo nacionalista

Em tempos de guerra comercial e taxas de juros zero ou negativas, parece ter pouco espaço de manobra para políticas monetárias estimulativas, restando às políticas fiscal e creditícia a tarefa de ressuscitar economias que parecem ter dificuldade de crescer mesmo com todo estímulo injetado na última década. EUA e China adotaram políticas de expansão nos últimos anos, enquanto que a Alemanha acumulou superávit. O continente precisará repensar seu modelo de crescimento baseado em exportações em um mundo cada vez mais nacionalista. 
Ivo Chermont

Guerra travada por EUA e China não é só comercial: ela é tecnológica

A guerra Trump-Xi subiu de tom. Há um tempo já se percebeu que não se trata de reduzir o déficit comercial dos americanos contra os chineses, mas de limitar a capacidade de um competidor global na tecnologia de ponta. Nessa reedição da guerra nas estrelas, os EUA parecem ter mais alavancagem, mas não vai ser simples exercê-la. Os chineses têm tempo, paciência e espaço de manobra econômica para aguentar por muito mais tempo. 
Ivo Chermont

O rio corre pro mar – os juros podem ir abaixo de 5% no Brasil?

Em julho, o Banco Central deve começar um novo ciclo de corte para o menor patamar de juros da nossa história. Mais importante do que isso, existe um ambiente positivo para que ele permaneça nesse patamar mais baixo por um longo tempo. Como diria nosso ministro da economia, "isso aqui tem um enorme risco de dar certo"