Se a Azul comprar a Avianca, quem ganha na bolsa?

Analistas do setor veem com bons olhos a possibilidade de uma aquisição após o período de recuperação judicial  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – David Neeleman, presidente do conselho da Azul, disse em entrevista ao Valor que a empresa estuda a possibilidade de comprar a Avianca Brasil em meio a um processo de recuperação judicial (RJ) anunciado na semana passada.

Para analistas do setor, uma eventual confirmação deste negócio pode ser positiva tanto para as empresas diretamente envolvidas como para a concorrência (Gol [GOLL4] e Latam).

Victor Mizusaki, do Bradesco BBI, aposta que a Azul (AZUL4) “manterá sua disciplina financeira e só irá adquirir a AVB se a companhia completar sua reestruturação financeira”. O analista manteve recomendação de compra para a Azul.

Continua depois da publicidade

Já o Morgan Stanley é categórico em afirmar que “o melhor cenário para Gol e Latam é aquele em que a Avianca simplesmente feche”. Ainda assim, “acreditamos que a fusão entre Azul e Avianca pode ter aplicações relativamente favoráveis” às duas concorrentes, porque “a Azul provavelmente reestruturaria a malha combinada para reduzir rotas sobrepostas (e o mercado passaria de 4 empresas para 3).

Contexto

O plano de recuperação judicial da aérea deve ser apresentado em 60 dias após a solicitação na Justiça. Posteriormente, os credores terão 150 dias para votar se aceitam ou não os termos da empresa. Caso recusem, a Avianca entra com pedido de falência.

Continua depois da publicidade

Para investir em ações com taxa zero de corretagem, abra uma conta na Clear. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney