Conteúdo editorial apoiado por

Empresas buscam escritórios de investimentos para recuperação de créditos tributários

Atividade gera nova fonte de receita às assessorias de investimentos

Augusto Diniz

Publicidade

Escritórios de investimentos estão agregando mais uma atividade à sua oferta de serviços. Trata-se da recuperação de créditos tributários de CNPJ, de acordo com o Grupo Studio, empresa com cerca de três décadas de atuação nesta área.

A atividade tornou-se uma nova frente para as assessorias. O modelo, segundo a companhia, já tem adesão de mais de 120 escritórios de investimentos.

O serviço é oferecido à rede de escritórios credenciados a XP e pelos canais diretos da empresa, a partir de parceria da instituição com o Grupo Studio.

“Já tem mais de mil contratos oriundos dessa parceria com a XP, que chegaram à nossa operação para recuperar tributos. A gente já recuperou mais de R$ 200 milhões nesse período de 3 anos”, conta Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, que participa da Expert XP 2025.

O executivo explica que muitas vezes as empresas nem sabem que tem direito a algum recurso proveniente de tributos. “As empresas não são poupadoras, mas investidoras. O papel do empresário é captar recursos financeiros. Na medida que o dinheiro é captado dentro do fluxo de caixa da própria empresa, é uma injeção de capital na veia”, destaca.

Leia também: Pequod é eleita melhor assessoria de investimentos do País no Brazil Advisor Awards

Mercado competitivo

Com a recuperação de créditos tributários, escritórios expandem a oferta de serviços em meio a um mercado cada fez mais competitivo. O movimento é mais um passo para reposiciona o assessor como uma planejador financeiro completo para o cliente, auxiliando-o na conformidade e estruturação financeira, fiscal, tributária e contábil.

“Essa parceria tem provocado uma mudança concreta no posicionamento dos escritórios. Estamos ajudando esses profissionais a entrar na mesa de decisões das empresas, com legitimidade e valor agregado”, diz Monteiro.

Leia também: XP reconhece os melhores assessores focados em empresas e no segmento private

Continua depois da publicidade

O CEO acrescenta que o Grupo Studio participa de forma direta na relação do assessor com a empresa, apresentando oportunidades e realizando a pós-venda do serviço. Segundo ainda Monteiro, o grande exercício hoje de expansão da recuperação tributária tem sido a educação da prática no mercado financeiro, mas vê enorme potencial de avanço do serviço nos próximos anos.