Placa padrão Mercosul chega ao Brasil; RJ é o primeiro estado a receber novo modelo

A iniciativa tem objetivo de padronizar a identificação de veículos no país e trazer mais segurança

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O novo modelo de placas de carro padrão Mercosul começa a ser adotado no Brasil nesta terça-feira (11) e o primeiro estado a receber a nova placa é o Rio de Janeiro. A iniciativa tem objetivo de padronizar a identificação de veículos nos países do bloco e trazer mais segurança, segundo informações do Ministério das Cidades. 

O Detran-RJ é o primeiro a adotar o novo padrão e até dezembro deste ano, todos os departamentos de trânsito do país devem começar a implantar o novo sistema, conforme determinação das Resoluções nº 729/2018 e nº 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas”, explica o ministro das Cidades Alexandre Baldy. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A integração de todo o processo de implantação da nova placa é realizada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) que será responsável pela fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos. A adoção do novo padrão facilita a identificação de veículos nos países-membros do Mercosul, formado atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“A placa Mercosul traz várias inovações tecnológicas e uma delas é o QR Code que passa a ser estampado na placa com informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número de série da placa. O sistema integrado permite mais agilidade nos processos de transferência e emplacamento e mais comodidade para o cidadão”, destaca a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Quais veículos vão receber a placa?

O novo padrão será implementado em carros zero quilômetro, em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo. Os donos de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão.  

Continua depois da publicidade

O que muda

A placa Mercosul tem a mesma dimensão da antiga, mas possui 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (exemplo: BRA 3A18). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. A cor será preta para veículos particulares, vermelha para comerciais, azul para carros oficiais, dourada para carros diplomáticos, verde para modelos especiais e prateada para veículos de colecionadores. 

A placa Mercosul é resultado de um acordo firmado, em 2014, entre os países integrantes do Mercosul. Mas a decisão de implantar a mudança foi adiada algumas vezes para o Brasil. Em um primeiro momento, as placas deveriam ter sido adotadas em janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado. E agora, finalmente começa a valer no Brasil.

Continua depois da publicidade

Quer investir seu dinheiro melhor? Abra uma conta na XP.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.