Renan Calheiros rebate acusações na véspera da votação no Conselho de Ética

Senador afirmou que após 100 dias de investigações ninguém conseguiu comprovar nenhuma denúncia contra ele

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Renan Calheiros discursou nesta terça-feira (4), véspera da votação do relatório que pede a cassação de seu mandato no Conselho de Ética, para rebater todas as denúncias de que é acusado. O senador afirmou que após 100 dias de investigações ninguém conseguiu comprovar nenhuma acusação contra ele.

O presidente da Casa também aproveitou a ocasião para defender a votação secreta no Conselho, apesar de afirmar que não vai interferir na decisão dos senadores, que na última semana aprovaram o voto aberto no relatório contra o senador.

Renan disse que, apesar de discordar da decisão do Conselho, não irá usar das prerrogativas de seu cargo para reverter a decisão. “Não preciso lançar mão de expedientes condenáveis nem submeter ao prestígio do cargo para confirmar a minha inocência”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Nova denúncia

O senador também desmentiu a mais recente denúncia de envolvimento em um esquema de desvio e lavagem de dinheiro. Segundo Renan, o fato é “inteiramente falso” e não teve o seu valor acolhido pela Justiça.

No entanto, o PSOL decidiu nesta terça-feira pedir a inclusão das novas denúncias contra o presidente do Senado em outro processo já em tramitação no Conselho de Ética da Casa.

O requerimento vai pedir o aditamento da nova investigação no processo que analisa o envolvimento de Renan com a cervejaria Schincariol. Caso o Conselho de Ética não acate o requerimento, o partido vai protocolar outra representação contra o senador na Mesa Diretora do Senado.

Tópicos relacionados