Obama nomeia Hillary Clinton como secretária de Estado do seu governo

Outros membros que farão parte do sistema nacional de segurança foram relacionados pelo presidente-eleito dos EUA

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente-eleito dos EUA Barack Obama anunciou nesta segunda-feira (1) os membros do sistema nacional de segurança durante o seu mandato, que terá início em janeiro. Indo de encontro às expectativas, Hillary Clinton, sua ex-rival na disputa pela candidatura democrata à presidência, foi nomeada secretária do Estado.

Obama ressaltou que Clinton conquistou sua total confiança após tê-la conhecido como colega, amiga, fonte de conselhos e oponente de campanha. “Ela possui inteligência e tato extraordinários, e uma memorável ética de trabalho. Estou orgulhoso de ela ser nossa próxima secretária de Estado”, afirmou.

Objetivos

Em seu discurso de nomeação, o democrata relembrou o medo ao terrorismo, iniciado, principalmente, após os atentados às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Segundo ele, o novo atentado visto na Índia mostrou que o assunto da segurança nacional é tão importante quanto a resolução da atual crise financeira.

Continua depois da publicidade

“Antigos conflitos permanecem não-resolvidos, e novos poderes agressivos trouxeram tensões ao sistema internacional. (…) A América precisa ser forte internamente para ser forte no exterior. Precisamos prover educação e oportunidade a nossos cidadãos, para que todo americano possa competir com qualquer um, em qualquer lugar. E nossa economia deve sustentar nossa força militar, nossa influência diplomática e nossa liderança global”, reforçou.

Demais membros

“Neste mundo incerto, chegou o tempo de um novo começo – um novo amanhecer da liderança americana para superar os desafios do século XXI e para agarrar as oportunidades intrínsecas nesses desafios”, afirmou Obama.

Mais cinco nomes foram relacionados pelo presidente-eleito. Robert Gates será mantido como chefe do Pentágono; o republicano Jim Jones será conselheiro de Segurança Nacional; e Janet Napolitano, governadora do Arizona, será secretária de Segurança Interna. Além deles, Eric Holder será o primeiro negro a comandar o Departamento de Defesa e Susan Rice foi nomeada como embaixadora das Nações Unidas.

Continua depois da publicidade

“Em seus serviços passados e planos para o futuro, esses homens e essas mulheres representam todos os elementos de poder americano e o melhor exemplo à América”, reforçou.