Publicidade
SÃO PAULO – Preço, custo de manutenção e consumo de combustível. Para os brasileiros que pretendem adquirir um carro zero quilômetro, esses são os três principais fatores que influenciam na decisão de compra, mostra pesquisa realizada pelo Ibope Mídia / Target Group Index.
De acordo com o levantamento, 25% dos brasileiros pretendem comprar um carro. Desses, 34% querem comprar um novo. E 59% dos que têm essa pretensão listam o preço como fator decisivo para a compra. O mesmo percentual de consumidores citou o consumo de combustível como determinante.
Na comparação com a pesquisa anterior, que considerou o período entre julho de 2006 e julho de 2007, o preço era considerado como determinante para 57% daqueles que pretendiam adquirir um novo. Nesse período, o consumo de combustível era o principal fator de decisão, considerado importante para 60% dos consumidores.
Continua depois da publicidade
Na pesquisa mais recente, divulgada na terça-feira (9), os gastos com manutenção são levados em conta por 50% dos brasileiros das regiões metropolitanas que pretendem adquirir um zero quilômetro. No levantamento anterior, esse quesito era importante para 55%.
Segurança como fator decisivo
A segurança que o carro oferece é visto como fator decisivo para 37% dos consumidores. Na comparação com a pesquisa anterior, houve queda na percepção, já que 41% consideravam a segurança como determinante para a compra.
A comodidade e o conforto são considerados como decisivos para 44% dos consumidores. No período anterior, 42% levavam esse quesito em consideração na hora de escolher um modelo novo. A publicidade ainda amarga a última colocação entre os itens considerados decisivos para a compra do zero quilômetro. Tanto agora como na pesquisa anterior, apenas 1% dos consumidores consideravam esse quesito como determinante.
Continua depois da publicidade
Fatores decisivos para a compra do 0 km | ||
---|---|---|
Fator | 2006/2007 | 2009/2010 |
Marca | 35% | 28% |
Comodidade / Conforto | 42% | 44% |
Consumo de combustível | 60% | 59% |
Garantia | 29% | 26% |
Prêmios do seguro | 5% | 5% |
Proximidade da concessionária | 6% | 5% |
Custo com a manutenção | 55% | 50% |
Experiência anterior | 13% | 10% |
Facilidade para pagamento / crediário | 28% | 28% |
Preço | 57% | 59% |
Publicidade | 1% | 1% |
Recomendações de outras pessoas | 7% | 7% |
Confiabilidade | 35% | 32% |
Segurança | 41% | 37% |
Velocidade | 7% | 7% |
Estilo / design | 23% | 22% |
Outros fatores | 5% | 3% |
Fonte: Ibope Mídia / Target Group Index |
Meio ambiente x carro novo
A pesquisa ainda mostra que 73% dos brasileiros que pretendem comprar um carro zero quilômetro estão dispostos a pagar mais por produtos que sejam saudáveis ao meio ambiente. Já 65% dos consumidores que têm essa pretensão estão dispostos a mudar seu estilo de vida em benefício do ambiente.
Ainda considerando os brasileiros que pretendem adquirir um automóvel novo, para 76% quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade. Qualidade esta que 85% dos compradores não abrem mão.