Audiência pública discute preço elevado dos carros no Brasil

Audiência pública na Câmara dos Deputados vai discutir as razões pelas quais o carro brasileiro é considerado o mais caro do mundo

Publicidade

SÃO PAULO – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza nesta quarta-feira (23) uma audiência pública para discutir as razões pelas quais o carro brasileiro é considerado o mais caro do mundo.

O debate, proposto pelos deputados Miguel Corrêa (PT-MG), Luis Tibé (PtdoB-MG) e Felipe Bornier (PSD-RJ), deve discutir os altos custos pagos pelos consumidores brasileiros na hora de adquirir automóveis.

De acordo com a Agência Câmara, foram convidados para o debate o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, o vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Junior, e o presidente do Banco Morgan Stanley, Daniel Goldberg.

Lucro elevado
De acordo com o diretor da Agência AutoInforme, Joel Leite, o lucro da montadoras, e não apenas os impostos cobrados na produção, fazem os carros vendidos no Brasil muito mais caros do que os veículos comercializados em outras partes do mundo.

Segundo o especialista, diferentemente do que dizem as montadoras, a alta carga tributária não é o principal responsável pelo elevado preço dos veículos.

Leite afirma que, com exceção dos carros 1.0, cujo imposto de produção aumentou 0,9% entre 1997 e 2011, a carga tributária dos veículos recuou neste período de tempo. De acordo com ele, um carro médio a gasolina paga 4,4 pontos percentuais a menos e o imposto da versão álcool/flex passou de 32,5% para 29,2%.