Publicidade
SÃO PAULO – Os preços relativos ao turismo brasileiro registraram leve queda de 0,4% no ano passado, frente a 2008, revelou a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, divulgada nesta terça-feira (2) pelo Ministério do Turismo.
A queda foi puxada pelos preços em agências de viagens (-11%), transporte aéreo (-4,1%) e operadoras (-3%). Por outro lado, impediram que a redução de preços fosse significativa o turismo receptivo (+13,1%) e os meios de hospedagem (+6,2%).
Transporte rodoviário, feiras, locadoras de automóveis e eventos registraram aumentos de preços mais tímidos, de 5,6%, 4,4%, 2,7% e 2,5%, respectivamente.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Em 2010
Para este ano, o mercado espera um aumento de 5,5% nos preços relativos ao turismo, com destaque para o transporte aéreo (+9,2%), eventos (+7,7%) e feiras (+7,2%).
No caso do turismo receptivo, o aumento esperado é de 5,5%, seguido pelo transporte rodoviário (+5,3%), operadoras (+5,1%) e meios de hospedagem (+4%). Os preços para locar um automóvel ficarão praticamente estáveis, enquanto os das agências de viagem serão os únicos a apresentar queda, de 0,4%.
Para a pesquisa, foram ouvidas as 80 principais empresas de turismo do País, de nove segmentos diferentes, que respondem por um faturamento de R$ 35 bilhões e empregam cerca de 85 mil profissionais em todos os estados brasileiros.