Publicidade
SÃO PAULO – A utilização de um kit para geladeira, composto basicamente de um reservatório, de uma pequena bomba hidráulica e de um tubo de PVC, para circulação e distribuição de água, pode reduzir o consumo de energia elétrica nas residências.
Conforme publicado no Jornal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), esse é resultado que consta da dissertação de mestrado de Mirko Chávez Gutiérrez, apresentada recentemente à FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos).
De acordo com o estudo, a utilização do kit pode reduzir em até 5% o consumo global de energia elétrica residencial, gerando uma economia mensal de R$ 23,44, ao comparar um refrigerador com e sem o dispositivo proposto, levando em consideração uma tarifa de R$ 0,331 kWh.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
“É uma economia considerável para uma conta residencial. Trata-se de um serviço de utilidade pública e uma forma de economizar energia de maneira eficiente”, diz Gutiérrez.
Como funciona?
Ainda de acordo com o pesquisador, o kit promove a transferência de calor para a água de resfriamento. Sua função é transferir o calor do gás circulando por dentro dos tubos do sistema de refrigeração para a água, que os molham no lado externo.
“Conseguimos inovar em termos de aplicação. Falta agora buscar uma parceria com alguma empresa que se interesse pela proposta, como as grandes fabricantes de refrigeradores. Seria uma contribuição para a eficiência energética, já que no momento precisamos encontrar meios de economizar energia e realizar o mesmo trabalho. A isso chamo eficiência energética”, diz o professor e orientador da pesquisa, Vivaldo Silveira Júnior.