Varejistas querem aumentar acesso da população a bens de consumo básicos

Essa foi uma das principais reivindicações que o IDV propôs ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles

Publicidade

SÃO PAULO – Aumentar o acesso da população a bens de consumo básicos. Essa foi uma das principais reivindicações que o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apresentou a Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, em reunião, na última sexta-feira (6).

Com o objetivo de manter a produção e o emprego na indústria e no varejo, o Instituto propôs a redução do IOF para o financiamento de produtos básicos. Além disso, o IDV defende o aumento da renda da população, do emprego e do crédito a fim de manter o consumo familiar.

Henrique Meirelles, a partir disso, propôs um estudo que indique os produtos básicos populares, por segmento de atuação dos varejistas.

Outras propostas

As reivindicações apresentadas pelo Instituto visam, de forma geral, o aumento do consumo interno, por meio da criação de emprego e aumento da renda. Dentro dessa perspectiva, os 24 representantes do setor também pediram ao governo a criação do cadastro positivo.

“Com a criação dessa ferramenta, evitaremos que aqueles consumidores que honram seus compromissos sejam punidos pelos inadimplentes com taxas injustas”, considerou Luiza Helena Trajo, presidente do Instituto.

Outra medida que visa ao estímulo do setor, solicitada pelos presentes, é a criação de linha de crédito direta para os varejistas.

Continua depois da publicidade

Helio Seibel, conselheiro do Instituto, afirmou que a aproximação do governo é um passo importante. Isso porque o setor, segundo o IDV, não é contemplado com ações específicas do governo ou consultado para definições de políticas sociais.

“O caminho foi aberto, agora precisamos trabalhar para concretizar as ações”, disse Roberto Biewlaski, associado do Instituto.